Aviso indica volumes que podem chegar a 150 mm entre sexta (13) e domingo (15), com risco alto para enxurradas no Litoral Sul
Foto: Freepik A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um aviso especial na manhã desta sexta-feira (13), alertando para temporais com chuva intensa e volumosa em todas as regiões do estado, incluindo o Sul de Santa Catarina.
A instabilidade deve se estender até a madrugada de domingo (15).
Entre a tarde de sexta-feira (13) e a madrugada de sábado (14), a combinação de calor, umidade e áreas de instabilidade favorece a ocorrência de temporais típicos de verão. As chuvas devem ocorrer de forma localizada, mas podem se tornar mais generalizadas em algumas áreas.
Nas regiões classificadas em vermelho, o risco é muito alto para alagamentos e enxurradas. Já nas áreas em laranja, o risco é alto, enquanto nas áreas em amarelo é considerado moderado.
Também há possibilidade de vendavais e queda de granizo de forma pontual em todo o estado, com risco moderado para ocorrências associadas.

Na tarde de sábado (14), a instabilidade se intensifica novamente, principalmente no interior catarinense, como no Grande Oeste e nos Planaltos. Nestas regiões, os temporais devem ocorrer de maneira localizada, com risco moderado para alagamentos, destelhamentos e queda de galhos de árvores.

Entre a noite de sábado e a madrugada de domingo (15), a atenção se volta especialmente para cidades da Grande Florianópolis e parte do Litoral Sul. Nestas áreas, a previsão indica chuva persistente e intensa, com risco alto a muito alto para alagamentos e enxurradas.
Há ainda possibilidade de deslizamentos, dependendo dos volumes acumulados de chuva, que podem chegar a cerca de 150 milímetros, com pontos isolados superando esse índice.
A intensidade e a persistência da chuva neste período dependem da posição de um sistema de baixa pressão que deve se formar sobre o mar, o que pode alterar as áreas com maiores acumulados.
A Defesa Civil reforça a importância de acompanhar os avisos e atualizações pelos canais oficiais e orienta a população a adotar medidas de segurança:
Durante temporais, buscar abrigo em local seguro, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados;
Em caso de ventos fortes, evitar transitar ou se abrigar próximo a árvores, placas, muros e postes de energia;
Em situações de alagamento, nunca atravessar ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
A orientação é que moradores do Sul de Santa Catarina redobrem a atenção, especialmente em áreas historicamente afetadas por enxurradas e deslizamentos.