O fim de semana será marcado por extremos climáticos no país, com temperaturas até 10°C abaixo da média
Divulgação/Folha Regional O primeiro fim de semana será marcado por extremos climáticos no Brasil. Em Santa Catarina, a chegada de uma frente fria deve provocar queda acentuada das temperaturas entre este sábado (3) e domingo (4), com risco de geada e marcas até 10°C abaixo da média para esta época do ano.
Neste sábado (03), o dia iniciou com predomínio de sol, o que faz com que as temperaturas se elevem rapidamente em todo o estado. As máximas chegam a 35°C a 38°C no Litoral, enquanto nas demais regiões variam entre 30°C e 35°C.
Durante a tarde, o calor combinado com a aproximação de uma frente fria favorece o desenvolvimento de temporais isolados, acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a alagamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e destelhamentos.
Os temporais se iniciam no começo da tarde nas áreas que fazem divisa com o Rio Grande do Sul e avançam gradualmente para as demais regiões ao longo das horas. À noite, as instabilidades tendem a perder força e o tempo firme volta a predominar em todo o estado.
Frente fria intensifica os ventos
Ainda no sábado (03), a passagem da frente fria intensifica os ventos de quadrante sul a partir da tarde. O vento médio varia entre 30 e 40 km/h, com rajadas de moderada a forte intensidade, entre 50 e 70 km/h, desde os Planaltos até o Litoral. Nas áreas costeiras, as rajadas podem ultrapassar os 80 km/h.
Essa intensificação dos ventos deixa o mar agitado e com risco de ressaca em todo o litoral catarinense entre a tarde de sábado e a manhã de segunda-feira (05). São esperadas ondas entre 3,0 e 4,0 metros no Litoral Sul, com picos maiores em alto mar, principalmente entre a noite de sábado e a manhã de domingo. Na Grande Florianópolis, as ondas variam de 2,5 a 3,5 metros próximas à costa, enquanto no Litoral Norte chegam a 3,0 metros.
Queda nas temperaturas em todas as regiões
Ao longo da tarde, o vento sul ganha força, provocando queda nas temperaturas em todas as regiões, com maior intensidade no Planalto Sul. Nas demais regiões, os termômetros começam a cair ao longo da noite e, principalmente, durante a madrugada de domingo (04), com mínimas variando entre 2 e 5°C no Planalto Sul, de 12 a 16°C no Litoral e variando entre 8 e 14°C nas demais regiões.
No domingo à tarde, as temperaturas ficam mais amenas em toda SC, com máximas não passando dos 26°C.