A técnica IMRT permite que a radiação seja aplicada com precisão sobre o tumor, preservando os tecidos saudáveis ao redor.
André de Abreu Amorim, morador de Garopaba, é o primeiro paciente a receber o tratamento com técnica de Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT) do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Tubarão.
Em abril, André passou por uma cirurgia cerebral delicada, onde esteve acordado durante todo o procedimento. A operação foi realizada no HNSC e foi um sucesso.
Agora, o jovem da continuidade ao tratamento com a radioterapia, utilizando a técnica de IMRT. As sessões são realizadas em parceria com a São Sebastião Radioterapia, de Florianópolis.
"Comecei as sessões de radioterapia no dia 23 de junho e, nesta semana, estou na sétima sessão. Apesar de conhecer outras pessoas que já passaram por esse tratamento, para mim tudo ainda é muito novo. Mesmo assim, estou otimista”, ressalta André. “Desde o início, fui muito bem acolhido por toda a equipe. Eles me deixam sempre muito tranquilo, e é evidente a humanização presente em cada etapa do processo. Isso faz toda a diferença. Durante as sessões, tenho me sentido muito bem, sem efeitos colaterais até o momento, o que me traz ainda mais confiança e conforto para seguir em frente com o tratamento. A equipe é extremamente atenciosa e humanizada, e isso me faz sentir verdadeiramente acolhido."
A técnica IMRT permite que a radiação seja aplicada com precisão sobre o tumor, preservando os tecidos saudáveis ao redor. Embora as sessões demorem mais do que as que utilizam técnicas convencionais, os benefícios são claros: menos internações, menos complicações e maior bem-estar ao longo do tratamento.
Mais do que um avanço técnico, a nova fase do serviço de radioterapia do HNSC representa também um cuidado mais humano com cada paciente.