Sábado, 23 de novembro de 2024
Tubarão
22 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
22 °C
16 °C
SAÚDE E BEM ESTAR

Aprovado em Capivari de Baixo projeto que determina uso de questionário para detecção precoce de autismo em crianças

Proposta da vereadora Bia Alves (Podemos) segue para sanção ou veto do Poder Executivo

Capivari de Baixo, 17/04/2024 16h20 | Atualizada em 17/04/2024 16h21 | Por: Redação Folha Regional
Divulgação/Folha Regional

A saúde infantil obteve um importante passo na sessão da Câmara de Capivari de Baixo desta segunda-feira, dia 15. O projeto de lei do M-CHAT, proposto pela vereadora Bia Alves (Podemos), recebeu o apoio de todos os vereadores presentes à sessão, sendo aprovado por unanimidade.

O M-CHAT, que significa Modified Checklist for Autism in Toddlers (Lista Modificada para Autismo em Crianças Pequenas), é uma ferramenta para a detecção precoce de possíveis sinais de autismo em crianças. 

Pelo projeto de lei, as unidades de saúde pública do município deverão utilizar e aplicar o questionário M-CHAT para prever o rastreamento de sinais precoces do Transtorno do Espectro do Autismo – TEA. O questionário deverá ser aplicado às crianças entre 16 e 30 meses.

Com o diagnóstico positivo, as famílias deverão ser encaminhadas para os serviços especializados para a avaliação do diagnóstico utilizando outras metodologias.

A vereadora Bia Alves agradeceu o apoio de seus colegas e reafirmou seu compromisso com as políticas públicas que beneficiam a população. O projeto de lei segue para sanção ou veto do Poder Executivo.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!