Proposta da vereadora Bia Alves (Podemos) segue para sanção ou veto do Poder Executivo
A saúde infantil obteve um importante passo na sessão da Câmara de Capivari de Baixo desta segunda-feira, dia 15. O projeto de lei do M-CHAT, proposto pela vereadora Bia Alves (Podemos), recebeu o apoio de todos os vereadores presentes à sessão, sendo aprovado por unanimidade.
O M-CHAT, que significa Modified Checklist for Autism in Toddlers (Lista Modificada para Autismo em Crianças Pequenas), é uma ferramenta para a detecção precoce de possíveis sinais de autismo em crianças.
Pelo projeto de lei, as unidades de saúde pública do município deverão utilizar e aplicar o questionário M-CHAT para prever o rastreamento de sinais precoces do Transtorno do Espectro do Autismo – TEA. O questionário deverá ser aplicado às crianças entre 16 e 30 meses.
Com o diagnóstico positivo, as famílias deverão ser encaminhadas para os serviços especializados para a avaliação do diagnóstico utilizando outras metodologias.
A vereadora Bia Alves agradeceu o apoio de seus colegas e reafirmou seu compromisso com as políticas públicas que beneficiam a população. O projeto de lei segue para sanção ou veto do Poder Executivo.