Sábado, 05 de outubro de 2024
Tubarão
25 °C
12 °C
Fechar [x]
Tubarão
25 °C
12 °C
SAÚDE E BEM ESTAR

Campanha de multivacinação inicia neste sábado em SC para crianças e adolescentes de até 15 anos

No dia 21 de outubro, sábado, acontece o Dia D da Multivacinação, quando as unidades com sala de vacina estarão abertas durante todo o dia para a vacinação

14/10/2023 08h02 | Atualizada em 15/10/2023 08h26 | Por: Redação Folha Regional

As crianças e adolescentes até 15 anos de Tubarão poderão colocar suas cadernetas de vacina em dia entre os dias 14 e 28 deste mês, quando acontece a Campanha de Multivacinação em Santa Catarina.

A campanha é de abrangência nacional, porém escalonada entre os Estados e demais datas onde ocorrerá. Em Santa Catarina, e por consequência em Tubarão, a data escolhida foi o período compreendido entre os dias 14 e 28. Nesta ocasião, os postos de saúde que possuem sala de vacina fornecerão as doses, em seus horários normais de atendimento.

No dia 21 de outubro, sábado, acontece o Dia D da Multivacinação, quando as unidades com sala de vacina estarão abertas durante todo o dia para a vacinação. É importante ressaltar que as vacinas que fazem parte desta campanha são as integrantes do calendário vacinal.
Outro ponto importante da campanha é a participação das escolas, que receberão as equipes da Fundação Municipal de Saúde para realizar a vacinação em seus alunos que, por ventura, não estejam com a caderneta em dia. 

Neste caso, uma espécie de sala de vacina será montada na escola dentro de um determinado horário do dia, quando inclusive os pais poderão acompanhar seus filhos que não se sintam à vontade em se vacinar sozinhos. Já estão credenciadas as seguintes instituições: CEI Sonho Meu (Santo Antônio de Pádua), Colégio Santíssimo Sacramento (Oficinas), Escola Adventista de Tubarão, CEI Walt Disney (Morro da Caixa) e CEI Peixinho Dourado (Humaitá).
Outras escolas que queiram se juntar à campanha devem procurar o Setor de Imunização da FMS, pelo telefone (48) 3621-9609.

Campanha nacional

A campanha nacional de multivacinação começou por Belém (PA), no dia 10 de agosto. Até o momento, o Ministério da Saúde já lançou a campanha de multivacinação nos Estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Tocantins, São Paulo e Sergipe.

“Essa etapa de multivacinação que estamos realizando em todo o país é fundamental para retomarmos as altas coberturas vacinais para conter a reintrodução de doenças já eliminadas no Brasil, como a poliomielite. Por isso, faço aqui um pedido para as mães, pais e responsáveis: levem as crianças aos postos de saúde. Vacina é vida”, destaca a ministra da Saúde, Nísia Trindade.  

Entre os principais imunizantes, estão as vacinas contra a poliomielite, hepatites, BCG, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e Covid-19. Todos os estados vão receber a campanha em etapas regionais até o fim de 2023.

Microplanejamento

Em uma estratégia inédita, o Ministério da Saúde está promovendo ações de microplanejamento nos Estados, conforme o calendário da multivacinação. As equipes da pasta vão percorrer todo o Brasil em oficinas com gestores e lideranças locais, para ajustar a estratégia de vacinação de acordo com as realidades locais.

Método recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o microplanejamento consiste em diversas atividades com foco na realidade local, desde a definição da população-alvo, escolha das vacinas, definição de datas e locais de vacinação, até a logística. A proposta é alinhar essas estratégias com gestores e lideranças locais para alcançar melhores resultados e aumentar as coberturas vacinais.

Essas iniciativas contribuem para que as metas de vacinação sejam atingidas. Entre as ações que podem ser adotadas com a estratégia de microplanejamento pelos municípios, estão a realização do Dia D de vacinação, busca ativa de não vacinados, vacinação em qualquer contato com serviço de saúde, vacinação nas escolas, vacinação para além das unidades de saúde, checagem da caderneta de vacinação e intensificação da vacinação em áreas indígenas.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!