Nesta semana seis lagunenses realizaram a doação e ajudaram a salvar vidas
A Secretaria Municipal de Saúde de Laguna promoveu a primeira ida dos voluntários para Campanha "Sangue Bom" de doação de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), em Tubarão.
Nesta quarta-feira, dia 7, seis lagunenses realizaram a doação e ajudaram a salvar vidas. “Já fiz algumas doações, mas estar do outro lado, precisando de doação para familiares, me fez ver o ato com outros olhos”, conta Michelli C, que há três anos realiza a doação de sangue.
“Recentemente meu marido, que está na UTI, precisou da transfusão de sangue, e tinha disponível no hospital, salvou a vida dele, e hoje eu vim aqui como forma de agradecimento”, relata.
Entre as doadoras, três estavam realizando a doação pela primeira vez. “Sei da importância da doação, sempre me declarei doadora, e assim que soube que a prefeitura iria realizar o transporte já fiz minha inscrição”, agradeceu Claúdia, profissional da saúde.
A campanha Sangue Bom ocorrerá até 30 de junho e para se inscrever o interessado deverá utilizar esse link, ou caso necessitar de mais informações deverá procurar a unidade de saúde do seu bairro.
A próxima doação está agendada para o dia 16 de junho. Até o momento, a campanha já está com mais de 60 inscritos.
Os principais requisitos para ser um doador são:
Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
Apresentar documento original com foto atualizada, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial. Exemplo: RG ou cópia autenticada, Carteira de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação, digital ou física, Título de Eleitor digital, desde que tenha foto, e Passaporte brasileiro com filiação.
Ter repousado bem na noite antes da doação;
Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 3 horas que antecedem a doação;
Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.