Sábado, 05 de julho de 2025
Tubarão
15 °C
3 °C
Fechar [x]
Tubarão
15 °C
3 °C
SAÚDE E BEM ESTAR

Com baixa procura, Saúde amplia vacinação contra Influenza em Tubarão a partir desta segunda-feira

A campanha será ampliada para crianças até 13 anos incompletos. Até o momento, apenas 38,88% dos grupos prioritários estão imunizados na cidade

Tubarão, 28/04/2024 10h08 | Atualizada em 29/04/2024 10h07 | Por: Redação Folha Regional

A Secretaria Municipal de Saúde de Tubarão anunciou que, a partir desta segunda-feira, dia 29, a campanha de vacinação contra a Influenza terá ampliação do grupo prioritário de crianças para aquelas até os 13 anos incompletos, ou seja, 12 anos, 11 meses e 29 dias de idade. 

Atualmente, segundo recomendação do Ministério da Saúde, a vacinação só está indicada para crianças de 6 meses a 5 anos de idade.

Esta ampliação se deve, principalmente, em virtude da baixíssima adesão da população à campanha, iniciada no último dia 25 de março, até o momento.

O total da cobertura vacinal para os grupos prioritários está em apenas 38,88%. Em relação aos demais grupos, foram imunizadas 5.593 pessoas, com um total de doses aplicadas de 16.508.

A Secretaria de Saúde alerta a população sobre a importância da vacina, de modo a amenizar ou até mesmo evitar a contaminação pelos tipos de Influenza aos quais a vacina é eficaz.

A vacina é oferecida em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade, mas as crianças devem ser vacinadas apenas naquelas que possuem sala de vacina. A campanha está prevista para ser encerrada no dia 31 de maio.

Confira como estão os índices de vacinação em Tubarão

IDOSOS

Público-alvo: 20.180
Vacinados: 8.889
Cobertura vacinal: 44,05%

CRIANÇAS MENORES DE 6 ANOS

Público-alvo: 6.634
Vacinados: 1.743
Cobertura vacinal: 26,41%

GESTANTES

Público-alvo: 1.082
Vacinados: 224
Cobertura vacinal: 20,70%

PUÉRPERAS

Público-alvo: 178
Vacinados: 50
Cobertura vacinal: 28,11%

Secretaria da Saúde solicita ampliação do grupo prioritário da vacinação contra a gripe em SC

A secretária de Estado da Saúde de Santa Catarina, Carmen Zanotto, encaminhou ofício à secretária de vigilância em saúde e ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS), Ethel Leonor Noia Maciel, solicitando a ampliação do grupo prioritário de crianças na Campanha de Vacinação contra a gripe para aquelas até 12 anos de idade. Atualmente, segundo recomendação do MS, a vacinação só está indicada para crianças de 6 meses a 5 anos de idade.

No ofício, Carmen Zanotto esclarece que este ano houve uma antecipação da circulação dos vírus respiratórios no estado, como o da influenza e que, neste momento, os dados indicam uma tendência de aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo que os casos de SRAG por influenza já correspondem a mais de 10% do total.

De acordo com o ofício “a análise por faixa etária evidencia que 40% das SRAG por influenza ocorrem entre crianças de 6 meses a 12 anos de idade e 40% em idosos com mais de 60 anos de idade”.

A Secretária ressalta ainda que “associado a esse cenário, a análise da demanda por leitos de UTI neonatal mostra uma ocupação superior à 95%, sendo que das oito macrorregiões de saúde, seis estão com a totalidade dos leitos utilizados. Em relação aos leitos de UTI pediátricos, a ocupação no momento é de 93%, com três macrorregiões com lotação completa”.

Desta forma, considerando que a Campanha de Vacinação contra a gripe prevê o uso das vacinas para aplicação apenas em crianças de 6 meses a 5 anos de idade, a secretária de Estado da Saúde de Santa Catarina, Carmen Zanotto, solicitou a ampliação, “tendo em vista o período de sazonalidade e a necessidade de proteção dos grupos que mais demandam hospitalização, atualmente impactando na ocupação dos leitos no estado de Santa Catarina”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha Regional

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!