Segunda-feira, 07 de julho de 2025
Tubarão
15 °C
3 °C
Fechar [x]
Tubarão
15 °C
3 °C
SAÚDE E BEM ESTAR

Com infestação de Aedes Aegypti, São Ludgero recebe fumacê no combate à dengue

Equipes do governo do Estado e do município realizaram a ação no bairro Nossa Senhora Aparecida

São Ludgero, 29/03/2023 10h49 | Por: Redação Folha Regional

Após confirmação de dois casos de dengue autóctone (contraído dentro do município), no bairro Nossa Senhora Aparecida, em São Ludgero, equipes do governo do Estado e do município realizaram a aplicação de inseticida, conhecido como Fumacê, com a finalidade de matar mosquitos Aedes Aegypti já adultos. 

A ação prática ocorreu nesta terça-feira, dia 28. Nesta quarta-feira, dia 29, profissionais de São Ludgero e demais municípios da região recebem capacitação teórica. 

Além do bairro Nossa Senhora Aparecida, a cidade possui outros bairros considerados infestados pelo mosquito Aedes Aegypti. O pedido continua o mesmo à população, ou seja, não deixar água parada em recipientes nas residências e empresas. Ao todo o município soma três casos confirmados de dengue.

A bióloga Sabrina Fernandes Cardoso, da Regional de Saúde de Tubarão, avaliou positivamente a ação. “São Ludgero está fazendo um trabalho muito bom, exemplar, e a aplicação foi realizada com sucesso. A participação da população deixando as residências e comércios com janelas e portas abertas para a aplicação foi importante para que tivesse maior eficácia”, enfatiza. 

Ela completa explicando que ao existir a necessidade de outras aplicações, o governo do Estado, por meio do Ministério da Saúde, disponibilizará o produto para aplicação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Fumacê tem a função de tentar bloquear o mosquito Aedes Aegypti adulto, transmissor das doenças Dengue, Febre Amarela, Zika e Chikunguya. Não existe vacina para Dengue. Os principais sintomas da dengue, após ser picado pelo mosquito com a doença, são febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, náuseas e vômitos.

São Ludgero é considerada uma cidade infestada pelo mosquito Aedes Aegypti. Atualmente possui 85 focos sendo monitorados. São 50 notificações, com 41 casos descartados, 2 autóctones, 1 importado e 6 casos suspeitos coletados.

Denúncias e mais informações podem ser realizadas à Vigilância em Saúde pelo Whatsapp 3657 1938. Atendimento no fone fixo, inclusive a cobrar, ligando para 3657 1474.
 

 

Folha Regional

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!