Segunda-feira, 07 de julho de 2025
Tubarão
15 °C
3 °C
Fechar [x]
Tubarão
15 °C
3 °C
SAÚDE E BEM ESTAR

Dengue em SC: escolas da rede estadual fazem ações de combate à doença

A principal ação realizada nas escolas foi uma varredura no espaço para identificar quaisquer focos de água parada, por exemplo, que possam contribuir com os focos do mosquito

08/04/2023 17h35 | Por: Redação Folha Regional

Ações de conscientização e prevenção no controle do Aedes aegypti marcaram o dia D de combate à dengue nas escolas em todo o Estado. A força-tarefa foi mobilizada pela parceria entre a Secretaria da Educação e a Secretaria da Saúde de Santa Catarina.

A principal ação realizada nas escolas foi uma varredura no espaço para identificar quaisquer focos de água parada, por exemplo, que possam contribuir com os focos do mosquito. Além da dengue, o Aedes aegypti também é transmissor da zika e chikungunya.

A secretária de Saúde, Carmen Zanotto, salientou que a mobilização assim é necessária com a participação de todos para diminuir o número de focos do mosquito. “É um dia de mutirão para eliminar qualquer foco que possa estar acontecendo. Somente com o trabalho de todos vamos diminuir os casos de dengue no Estado”. Dados da Dive mostram que, somente no mês de março, foram registrados mais de 25 mil focos de Aedes aegypti em 215 cidades catarinenses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Exemplos de ações

Estudantes, professores e gestores de todos os níveis de ensino realizaram diversas ações envolvendo o combate ao mosquito transmissor da dengue. Além da varredura das escolas, os trabalhos envolveram confecção de cartazes, palestras, pedágios, visando mobilizar e sensibilizar a sociedade.

A escola EEF Nossa Senhora da Salete, de Quilombo, fez uma caminhada com recolhimento de lixo tanto no pátio da escola, quanto no pátio da igreja e no cemitério da comunidade, seguido de entrega de folders nas residências próximas à escola. Também realizaram observações nos espaços, estudantes da escola na EEB Vidal Ramos Junior, em Lages.

Passeatas com cartazes, panfletagem e observação de possíveis criadouros foram realizadas na EEB São João Bosco, em Apiúna, na EEB Deputado Augusto Bresola, em Vargem e na escola do campo em Campos Novos, EEB Professora Antônia Corrêa Mendes com a patrulha ‘Xô Dengue’.

Já a escola EEB Natálio Vassoler, localizada em Forquilhinha, em parceria com a defesa civil no município, chamada todos contra a dengue, com palestras dos agentes.

Folha Regional

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!