O diretor técnico do Hospital Nossa Senhora da Conceição, dr. Eduardo Ali Dominguez, afirma que a equipe está realizando transferências
O diretor técnico do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), dr. Eduardo Ali Dominguez, compartilhou um novo comunicado para reforçar o alerta de superlotação na emergência do hospital, em Tubarão.
Segundo o diretor, além da emergência, todos os setores da instituição estão com capacidade máxima de ocupação. Ele afirma que a equipe tem feito transferências, porém não está sendo suficiente.
O plano de contingência já foi acionado assim como disponibilizado reforços no corpo clínico e nas equipes assistenciais, mas isso não é suficiente para amenizar a situação, sendo que a ocupação do setor está 33% acima da capacidade máxima.
“A gente vem tentando melhorar a alta e transferências, porém, não está sendo suficiente. Não temos outra via de acesso, como seria a importância da UPA para a nossa região. Nossa orientação é para a população buscar os hospitais de menor porte e unidades básicas de saúde”, ressalta.
Se a situação persistir, o HNSC terá que limitar o atendimento até que haja uma alteração no contingente atual.
O hospital reforça que a emergência atua com protocolo de acolhimento com classificação de risco que permite a identificação dos pacientes que necessitam de atendimento prioritário – de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, ou agravos à saúde.
“Neste sentido, pedimos que procure o serviço somente em casos de extrema urgência e emergência. O HNSC informa, também, que o tempo de espera no atendimento da emergência está muito acima do normal devido a superlotação, mas conta com o apoio da população neste esforço para garantir a qualidade do atendimento aos pacientes com maior risco de vida.”