Morcego com o vírus foi capturado em uma residência na área central da cidade. Orientação é que tutores mantenham seus animais vacinados
A Gerência Regional de Saúde de Tubarão confirmou o primeiro caso de raiva identificado em morcego hematófago na região central da cidade.
Segundo a bióloga da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina/Regional de Saúde de Tubarão, Sabrina Fernandes Cardoso, o morcego foi identificado em uma residência no final de agosto. A unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) do município de Tubarão recolheu o animal e enviou para análise no laboratório da Cidasc de Joinville. Na última semana, o resultado foi divulgado como positivo para raiva.
A partir disso, a Gerência Regional de Saúde de Tubarão, junto com a UVZ municipal está organizando o bloqueio vacinal dos cães e gatos em um raio de 300 metros, a partir da ocorrência, na margem esquerda da região central.
“O intuito é acabarmos os trabalhos até semana que vem. Um mês após, será retornado ao local para realizar a segunda dose da vacina. Inclusive os cães de rua serão vacinados”, explica a bióloga.
Ela reforça que a ação de vacinação iniciará até o final dessa semana. Tutores dos animais fora do raio de 300 metros do local onde o morcego foi encontrado também devem manter a vacinação contra a raiva em dia. “Importante ressaltar que os tutores dos animais fora desse raio devem manter seus animais vacinados contra raiva também, sejam cães, gatos, bovinos, equinos e demais mamíferos. O vírus é circulante em nossa região e a raiva é letal para os mamíferos, inclusive os humanos”, ressalta.
Neste ano, cinco casos de raiva foram identificados em bovinos e equinos na região, sendo quatro em Treze de Maio e um no município de Sangão.
:: Saiba mais
Cidasc captura morcegos hematófagos para prevenção da raiva bovina em Tubarão
A raiva é uma doença grave que afeta o sistema nervoso central, transmissível dos animais para os humanos, e que tem evolução fatal, sem tratamento disponível. Na zona rural, o morcego hematófago é o principal transmissor da raiva para herbívoros, representando uma ameaça significativa para a pecuária.