Diretoria ainda busca com o Estado outros repasses para custear as atividades da instituição, a exemplo do convênio para a UTI e serviços complementares, encerrado no ano passado
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, firmou convênio com o Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, de Laguna, no valor total de R$ 1,9 milhão. O convênio se refere ao custeio da Política Hospitalar Catarinense de 2023, que ainda dependia de renovação.
Os repasses serão feitos em cinco parcelas, que devem começar a ser quitadas a partir do próximo mês. O convênio de R$ 1.971.000, no total, é assinado pela secretária de Estado da Saúde, Carmen Emília Bonfá Zanotto, e pela médica Tatiana Mansur Blosfeld, presidente do hospital.
“Esse convênio já era previsto. Não é um recurso a mais que a gente vem buscando. É um recurso que o hospital já vinha recebendo e foi renovado agora”, explica Cheyenne de Andrade Leandro, diretora administrativa e financeira do hospital.
A PHC é um convênio carimbado para uso exclusivo no pagamento de parte da folha de funcionários. Com isso a diretoria da instituição segue na busca de novos recursos, como o do convênio encerrado em dezembro, destinado para auxílio no custeio dos serviços hospitalares, possibilitando o pagamento da UTI e demais serviços complementares.
“A gente está em parceria com o governo do Estado tentando viabilizar outras fontes de recurso para aumentar o valor. Estamos buscando isso em conjunto para que o hospital consiga recuperar os recursos que foram perdidos desde dezembro”, afirma.
Sem outros aportes a mais, a situação financeira do hospital segue complicada. “Ainda não deu certo nenhum outro convênio, além desse da PHC. Até o momento não há nada concreto. A situação financeira do hospital é delicada. Sem a viabilização de recursos novos, a gente não consegue manter todos os serviços. A gente está trabalhando para obter novos recursos e estabilizar novamente a situação do hospital”, comenta a diretora.