Com o fim do verão, a partir do mês de abril até outubro a pesquisa de balneabilidade passa a ser divulgada pelo IMA mensalmente
No último relatório semanal de balneabilidade da temporada, divulgado nesta sexta-feira, dia 31, pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Jaguaruna tem como próprios para banho todos os pontos de coleta no município. Com o fim do verão, a partir do mês de abril até outubro a pesquisa passa a ser divulgada pelo instituto mensalmente.
Em Jaguaruna os três locais de coleta são o Canal do Camacho, próximo à ponte; a Lagoa do Arroio Corrente, na entrada de água do Chuveirão; e a Praia do Arroio Corrente, a 300 metros ao sul da foz do Arroio Corrente. As coletas ocorreram na última terça-feira, dia 28. Em Laguna, todos os locais coletados também apresentaram condição própria para banho.
O Programa de Monitoramento da Balneabilidade do IMA contempla 27 municípios litorâneos e mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina.
Metodologia
O ponto é considerado “PRÓPRIO” quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.
É considerado “IMPRÓPRIO” quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.