Programa possibilita atendimento médico via plataforma online 24h por dia
O município de Pedras Grandes é o primeiro na região da Amurel a lançar um novo programa que pretende agilizar o atendimento de saúde à população.
O programa de telemedicina foi apresentado durante reunião com secretários do setor nesta quarta-feira, dia 13.
A telemedicina, também chamada de telessaúde, consulta on-line ou teleatendimento, consiste na oferta de serviços de saúde por meio de tecnologias de comunicação, envolvendo a transmissão segura de dados, em uma chamada de vídeo on-line entre paciente e médico ou qualquer profissional da saúde.
De acordo com a secretária de Saúde do município, Patrícia Mendes de Souza, o programa iniciará nos próximos dias junto à população e será ampliado de forma gradativa com o objetivo de reduzir as filas nas unidades de saúde. “Estamos finalizando a parte burocrática e nos próximos dias os moradores que possuem cartão SUS e cadastro na rede municipal irão receber um login e senha para acessar o serviço”, comenta.
A secretária explica que o município contratou uma empresa terceirizada com profissionais de medicina que estarão disponíveis 24h por dia, sete dias da semana para atender no setor clínico geral e saúde da família.
Para o prefeito Agnaldo Filippi, essa é uma grande conquista. “Somos o primeiro município da Amurel a disponibilizar para a população este serviço que utiliza a tecnologia. Compartilho mais esta conquista com o vice-prefeito Adriano de Souza, secretária de Saúde Patricia Mendes de Souza e vereadores Rafael Bressan, Marcelo Marcon, Rodrigo Felippe e a toda população de Pedras Grandes”, afirma.
Os usuários com critérios epidemiológicos elegíveis para a utilização neste primeiro momento, receberão o login e senha de acesso ao aplicativo, além das informações necessárias para a utilização do sistema de teleatendimento, que ocorre por chamada de vídeo. “O paciente vai acessar o link, colocar seu login e senha e irá passar por uma triagem que o direcionará ao médico disponível naquele momento”, detalha a secretária.
Ela ainda destaca que o acesso ao atendimento on-line estará disponível aos usuários durante 24 horas, sete dias por semana, incluindo sábados, domingos e feriados.
Atendimento presencial continua
De acordo com a secretaria de Saúde, o teleatendimento será um apoio às equipes de Estratégia de Saúde da Família e não vai substituir o atendimento presencial quando houver necessidade.
O usuário que não tem acesso ao serviço, deve procurar as unidades de saúde, que após avaliação, encaminhará para o atendimento que melhor atender as necessidades, seja presencial ou on-line.