Domingo, 11 de maio de 2025
Tubarão
35 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
35 °C
19 °C
SAÚDE E BEM ESTAR

Projeto que regulamenta a prática da equoterapia é aprovado em SC

A equoterapia é recomendada para pessoas com deficiência e para quadros clínicos relacionados a doenças diversas

01/07/2023 15h50 | Atualizada em 02/07/2023 18h45 | Por: Redação Folha Regional

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou nesta semana o projeto de lei (PL) que regulamenta a prática da equoterapia em Santa Catarina. A proposta, de autoria do deputado Julio Garcia (PSD), passará pela votação da Redação Final e depois segue para análise do governador.

O PL 5/2023 dispõe sobre a prática da equoterapia que, conforme o projeto, consiste no “método de reabilitação que utiliza o cavalo em abordagem interdisciplinar e multidisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação voltada ao desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência.”

A matéria estabelece os requisitos mínimos para a prática, conforme legislação federal, como a existência de equipe multidisciplinar, provimento de condições que assegurem a integridade física do praticante, garantia de atendimento de urgência ou de remoção dos praticantes, quando necessário, entre outros.

Na justificativa da proposta, o deputado Julio Garcia ressalta que a equoterapia é recomendada para pessoas com deficiência e para quadros clínicos relacionados a doenças diversas, para a recuperação de sequelas de traumas e cirurgias, além de distúrbios de aprendizagem e linguagem. Só em Santa Catarina, são quase 30 centros do gênero.

O deputado Gerri Consoli (PSD) destacou a relevância da iniciativa. “Uma lei importante, pois a equoterapia é fundamental para a recuperação e para o tratamento de muitas pessoas”, disse.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - WhatsApp (48) 9 9219-5772

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!