A pulverização do inseticida ocorreu no bairro Oficinas, que concentra maior número de focos com larvas do mosquito no município
Ruas do bairro Oficinas, em Tubarão, receberam uma ação de pulverização de inseticida contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como o zika vírus, a febre chikungunya e a dengue. O bairro concentra o maior número de focos com larvas do mosquito no município.
O trabalho de pulverização foi feito pelas equipes do Núcleo de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde e seguiu os protocolos do Ministério da Saúde, que determina, inclusive, que, caso esta aspersão não obtenha o resultado esperado, o próximo passo seria o popular carro “fumacê”, que abrange uma área maior das localidades.
Fizeram parte do roteiro de pulverização iniciado no final da tarde desta terça-feira, dia 23, a área entre as ruas Annes Gualberto, Júlio Boppré, Princesa Isabel, Rid Schneider, Galdino José de Bessa, Rua dos Ferroviários, parte da Avenida Pedro Zapeline e Rua Paulo Luís Gomes, além de algumas transversais como a Manoel Emerick.
O produto utilizado na pulverização é um inseticida com combinação de duas moléculas (Praletrina + Imidacloprida) e solventes. Por ser uma técnica de aplicação a UBV a frio, não há a formação de nuvem de fumaça por não haver a queima de óleo mineral no momento da aplicação.