A ação é uma medida preventiva diante do aumento de casos da doença
A Secretaria Municipal de Saúde de Treze de Maio deu início à vacinação contra o sarampo diretamente nas indústrias do município.
A ação, que segue orientação do Ministério da Saúde, é uma medida preventiva diante do aumento no número de casos registrados da doença em diversas regiões do Brasil.
O sarampo é uma doença infecciosa e altamente contagiosa, que pode evoluir para quadros graves e até fatais. Ela afeta crianças, adolescentes e adultos, especialmente aqueles que não estão com a vacinação em dia.
Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e proteger a comunidade, a equipe de vacinação está se deslocando até os locais de trabalho, facilitando o acesso dos trabalhadores à imunização.
As indústrias interessadas em receber a visita da equipe devem entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica de Treze de Maio pelos telefones: (48) 3625-2162 ou 3625-2161.
A Secretaria reforça ainda que todas as pessoas devem procurar sua unidade de saúde com a carteirinha de vacinação em mãos para verificar a necessidade de atualização da imunização.
A vacina contra o sarampo
De acordo com o Calendário Vacinal, do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a vacina tríplice viral protege contra o sarampo, além da caxumba e rubéola.
O imunizante está disponível nas salas de vacina da rede pública para a faixa etária entre 12 meses e 59 anos de idade. Indivíduos até 29 anos de idade devem comprovar duas doses da vacina e, pessoas entre 30 a 59 anos de idade, devem comprovar uma dose da vacina. Ainda, crianças entre 6 a 11 meses de idade, devem receber a dose zero.