Sábado, 18 de maio de 2024
Tubarão
13 °C
11 °C
Fechar [x]
Tubarão
13 °C
11 °C
SAÚDE E BEM ESTAR

VÍDEO: Internado na UTI há quase 40 dias, idoso recebe surpresa do neto em hospital de Tubarão

Pedro João, de 79 anos, foi surpreendido pelo neto que tocou violão e cantou algumas canções que ele gostava de ouvir

Tubarão, 28/11/2023 19h45 | Atualizada em 28/11/2023 19h46 | Por: Redação Folha Regional

Internado na UTI do Hospital Nossa Senhora da Conceição há quase 40 dias, seu Pedro João, de 79 anos, recebeu uma surpresa que levou esperança e alegria em meio ao cenário difícil que enfrenta. 

Ele foi surpreendido pelo próprio neto, que com voz e violão o fez lembrar um pouquinho de sua antiga rotina.
Pedro, segundo o neto, é muito ativo e sempre gostou de cantar com os amigos, principalmente com seu irmão. Membro ativo da Associação Coral São Ludgero por mais de 30 anos, a música faz parte de sua vida. 

Para ele ouvir a “moda” cantada pelo neto foi motivador e reconfortante. Esta ação faz parte do projeto “O que importa para você?”, prática humanizada que busca dar conforto ao paciente durante a internação estimulando conversas mais significativas entre profissionais de saúde e pacientes, e criando um elo de compaixão e empatia entre eles.

Dia Nacional da Humanização 

O Dia Nacional da Humanização é celebrado no dia 29 de novembro em todo o país. Para comemorar a data, o Hospital Nossa da Conceição, através da Comissão de Humanização, implanta o prontuário afetivo beira leito na Unidade de Terapia Intensiva Adulta. A iniciativa, tem o objetivo de promover maior proximidade entre o paciente, a equipe assistencial e a família, possuindo como base a valorização da individualidade do paciente.

Em uma arte colorida, o novo modelo de prontuário traz informações com valores sentimentais, a música e a comida preferida do paciente, a maneira como gosta de ser chamado, entre outras informações. O instrumento de identificação é complementar ao prontuário tradicional, e visa favorecer uma relação de respeito, união e afeição, além de criar um vínculo de confiança também com a família, tornando o atendimento mais personalizado, valorizando a subjetividade e a individualidade do paciente.

A coordenadora da UTI Adulto, Liliane Braga, diz que este projeto é um resgate das relações afetivas que contribui para uma assistência mais humanizada. A equipe gosta e se sente mais próxima ao paciente quando sabe da vida dele fora do hospital. “Os colaboradores do setor se sensibilizaram com a reação dos pacientes e familiares ao responderem as perguntas do prontuário afetivo de forma emotiva. Eles relatam que ao responder o documento a voz fica embargada, os olhos lacrimejam e no final das perguntas, observa-se um alívio e um agradecimento gentil após este acolhimento”, conta a enfermeira do setor Regiane Pereira.

Luiza Borges, psicóloga hospitalar e vice-presidente da Comissão destaca que o projeto vem como uma abordagem cautelosa e humana que valoriza a vida e a dignidade dos pacientes e transforma a Unidade de Terapia Intensiva Adulto em um espaço mais acolhedor.
 

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!