A ação contempla ressonância magnética, colonoscopia e endoscopia. As filas dos casos classificados como urgência e emergência foram zeradas
Foto ilustrativa Um mutirão de exames é promovido em Tubarão com o objetivo de reduzir a demanda reprimida acumulada desde 2023. Cerca de 3,5 mil agendamentos estão sendo realizados.
A iniciativa é da Secretaria de Saúde, em parceria com o Consórcio de Saúde – Cisamurel. A ação contempla ressonância magnética, colonoscopia e endoscopia. As filas dos casos classificados como urgência e emergência, conforme critérios técnicos e regulatórios, foram zeradas.
Agora, o município inicia o agendamento dos casos eletivos desses exames. Todo o processo é realizado respeitando a legislação vigente, os protocolos de acesso e as diretrizes da regulação em saúde. A classificação de risco e o agendamento são feitos por médicos reguladores, que identificam e priorizam os casos mais graves.
“Nosso trabalho é garantir que os casos mais urgentes sejam atendidos rapidamente, sem comprometer a organização do restante da fila de exames. A regulação é fundamental para que cada paciente receba atendimento conforme a gravidade do seu quadro”, explica a gerente de regulação Patrícia Marcon.