Segundo a Polícia Civil, os cães estavam sem água e sem alimento, em ambiente bastante sujo
PCSC/Divulgação/Folha Regional Mais um homem foi indiciado pelo crime de maus-tratos qualificado contra cães, sem raça definida, mediante abandono em residência. O caso ocorreu no bairro Córrego Grande, em Florianópolis.
Por meio do procedimento policial da Delegacia de Proteção Animal do Departamento de Investigação Criminal da Capital (DPA/DIC), apurou-se que o inquilino mudou-se sem quitar as dívidas com o locador e ainda deixando três cadelas no local – uma adulta e duas filhotes.
Os animais estavam sem água e sem alimento, em ambiente bastante sujo, sendo que vizinhos auxiliaram nos cuidados, ainda que a fêmea mãe apresentasse comportamento instintivo arisco, tanto pela fome quanto para defender seus filhotes.
Em interrogatório, o tutor argumentou que havia combinado previamente com os vizinhos que eles cuidariam dos animais até ele retornar para buscá-los, o que foi negado nos depoimentos das testemunhas.
O Inquérito Policial foi concluído e encaminhado ao Poder Judiciário, inclusive para manifestação do Ministério Público, sendo que a pena máxima prevista é de até 05 anos de prisão, além de multa, sujeita aos procedimentos processuais penais.
As três cachorras foram resgatadas pela Diretoria de Bem-Estar Animal – DIBEA da Capital, onde receberam atendimento médico-veterinário e demais protocolos para viabilizar adoções responsáveis.