Animais ficaram presos em uma encosta sendo necessário uso de técnicas de salvamento em altura para o resgate
CBMSC/Divulgação/Folha Regional Quatro cães de caça foram resgatados em uma área de mata de difícil acesso, na localidade de Três Barras, no interior do município de Orleans, nesta quarta-feira, dia 21. O desaparecimento dos cães mobilizou equipes do Corpo de Bombeiro envolvendo equipamentos de salvamento em altura.
De acordo com o tutor, os animais participaram de uma atividade de caça no dia anterior e acabaram ficando retidos em uma encosta de serra, em local íngreme e instável. Para chegar até o ponto onde os cães se encontravam, as equipes de resgate precisaram realizar um deslocamento a pé de aproximadamente três quilômetros em meio à mata fechada. As equipes levaram cerca de uma hora para chegar até o local, e percorreram por mais um tempo a pé para ter acesso a uma trilha fechada.
A operação contou com o apoio de um dos dois tutores dos cães, o qual possuía conhecimento prévio da região de mata, auxiliando a guarnição na definição das rotas de acesso até o local onde os animais se encontravam. Os cães estavam equipados com dispositivos de rastreamento por GPS, o que facilitou significativamente a localização precisa.
Com o uso de equipamentos e técnicas de salvamento em altura, os bombeiros conseguiram acessar o local de forma segura. A operação contou ainda com o apoio de dispositivos de rastreamento por GPS utilizados nos animais, o que facilitou a localização precisa.
Após o resgate, os quatro cães foram retirados da encosta com segurança e entregues ao tutor, sem ferimentos aparentes. A ocorrência foi finalizada por volta das 19h. Apesar das dificuldades de acesso e das condições do terreno, a operação foi concluída com sucesso.