Acidente deixou 11 pessoas feridas. Motorista do ônibus foi ouvido pela polícia nesta sexta
Imagens de uma câmera de monitoramento mostram o momento em que um ônibus biarticulado partiu ao meio ao ser atingido por um trem, em Curitiba. O acidente aconteceu nesta semana na Avenida Paraná, no bairro Cabral.
De acordo com o delegado Edgar Santana, o motorista do ônibus prestou depoimento na manhã desta sexta-feira, dia 25, e disse que não ouviu a buzina da locomotiva com antecedência e só percebeu o aviso sonoro segundos antes do impacto.
"Afirmou que não visualizou o trem se aproximando, tendo em vista que, naquela localidade há construções e árvores que impediram a visualização", contou o delegado.
Nas imagens é possível ver que, pouco antes da batida, um carro está parado no cruzamento aguardando a passagem do trem.
O maquinista do trem foi ouvido na quinta-feira, dia 24, segundo a Polícia Civil (PC-PR) e reforçou que acionou a buzina com antecedência.
No momento da batida, havia 25 pessoas no veículo, segundo o Transporte Coletivo Glória, responsável pelo ônibus. Segundo a Urbanização de Curitiba (URBS), 11 pessoas tiveram ferimentos leves ou moderados.
O que dizem os envolvidos
A Transporte Coletivo Glória, responsável pelo ônibus, lamentou o acidente e informou que prestou atendimento aos passageiros.
A defesa do motorista do ônibus lamentou o acidente e destacou que o motorista tem 30 anos de experiência com "histórico irrepreensível". Disse, também, que o motorista não ouviu "qualquer sinal sonoro que indicasse a aproximação do trem" e que o som da buzina só foi percebido "instantes antes da colisão, o que impossibilitou qualquer reação eficaz para evitar o impacto." A nota da defesa também afirmou que "o sinal semafórico de alerta da passagem de nível não estava funcionando".
A Rumo, concessionária responsável pela ferrovia, informou que o acidente aconteceu após o motorista do ônibus desrespeitar sinalização e tentar cruzar a linha férrea quando o trem se aproximava.
A URBS, em nota, também lamentou o acidente envolvendo o ônibus que faz a linha Ligeirão Norte/Sul, e disse que a prefeitura tem atuado e cobrado da União soluções para a questão do transporte ferroviário na capital. As informações são do G1.