O golpista efetuava compras online usando CPFs falsos e solicitava reembolso e devolução do produto
A Polícia Civil de Braço do Norte desencadeou uma operação que resultou na prisão de um indivíduo em Curvelo (MG), suspeito de aplicar um golpe sofisticado contra empresas que utilizam plataformas de marketplace.
O investigado utilizava um engenhoso esquema de fraude no reembolso. Ele efetuava compras online usando CPFs falsos. A Polícia Civil explica que após receber o produto, retirava-o da embalagem original e, de forma criminosa, a preenchia com pedras ou serragem, reembalando e solicitando a devolução.
Leia mais: Atingido por golpe de faca, homem diz ter sido agredido pela esposa pela 5ª vez em Gravatal
Uma vez que recebia o reembolso da plataforma de comércio eletrônico, o golpista excluía imediatamente a conta utilizada na compra.
Essa ação impedia qualquer forma de mediação ou recuperação do valor/produto pela plataforma ou pelos vendedores lesados, dificultando o rastreamento do crime.
As investigações apontaram que o suspeito praticou o mesmo crime por pelo menos 14 vezes contra uma única empresa sediada em Braço do Norte, causando um prejuízo significativo.
Prisão preventiva e busca e apreensão
Diante das investigações, a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Curvelo (MG) deu cumprimento aos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão na residência do suspeito.
Durante as buscas, foram apreendidos diversos dispositivos eletrônicos novos (possivelmente adquiridos mediante golpe), além de uma caixa lacrada contendo apenas serragem, o que reforça a prática criminosa.
Há fortes indícios de que o investigado vinha aplicando o mesmo golpe contra vendedores de plataformas de comércio eletrônico em diversos estados do Brasil, configurando um esquema de fraude de alcance nacional.