Populares relataram ter visto a embarcação encostar em um dos barcos
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que um navio contêiner é empurrado pela força do vento em direção a barcos de pesca nesta segunda-feira, dia 15, no Porto de Imbituba.
Populares relataram ter visto a embarcação encostar em um dos barcos. Diante do transtorno, as equipes do Porto de Imbituba acionaram barcos rebocadores que auxiliaram na retomada da rota do navio.
A administração portuária afirmou que não houve colisão e nem feridos.
Em nota, ressaltou que vai revisar os protocolos de segurança em situações de vento intenso, incluindo a possibilidade de reforçar as manobras com mais rebocadores.
Mudança no tempo
As perturbações em diversos níveis da atmosfera deixam o tempo instável em Santa Catarina na última semana de inverno. Temperaturas mais altas à tarde e pancadas de chuva passageiras são esperadas pelo menos até sexta-feira, dia 19. Neste ano, a primavera começa na próxima segunda, dia 22.
A instabilidade mais intensa é aguardada para a tarde de hoje, dia 15, e a madrugada de amanhã, dia 16, com condições de temporais isolados no estado. O risco é maior para as áreas entre o Meio-Oeste e o Planalto Norte, onde há condições favoráveis para tempestades intensas, acompanhadas por raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Nessas regiões, o risco é moderado para ocorrências associadas a alagamentos, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.
A partir de quarta-feira, dia 17, as temperaturas se elevam e a sensação será de abafamento à tarde, com grande amplitude térmica ao longo do dia. A condição se mantém até sexta, dia19, com noites e madrugadas mais amenas e sensação de frio, e tardes quentes, com máximas próximas dos 30°C em grande parte do estado.
O calor aliado à umidade disponível pode ainda provocar pancadas rápidas e passageiras de chuva no Grande Oeste. Já entre os Planaltos e o Litoral, a circulação marítima mantém a variação de nuvens e a condição de chuva fraca.
A próxima estação deve continuar semelhante a esta semana, com a chuva voltando a ser mais frequente, trazendo um aumento natural no risco de temporais. Em relação às temperaturas, as tardes de primavera tendem a ficar mais quentes, enquanto as manhãs ainda devem registrar condições amenas.