Foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Regional de Garantias de Criciúma e pela Vara Estadual das Organizações Criminosas
Foto: Divulgação/MPSC O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), por meio do CyberGAECO, deflagrou a Operação Nuremberg na manhã desta sexta-feira, 31. Foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Regional de Garantias de Criciúma e pela Vara Estadual das Organizações Criminosas.
O objetivo da ação é desmantelar um dos mais organizados e violentos grupos neonazistas em atividade no país, investigado por promover discursos de ódio, antissemitismo, apologia ao nazismo e por planejar atos violentos em diferentes regiões do Brasil.
A operação foi realizada simultaneamente em quatro estados: Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Sergipe, com mandados sendo cumpridos em São Paulo, Campinas (SP), Taboão da Serra (SP), Osasco (SP), São José dos Pinhais (PR), Curitiba (PR), Araucária (PR), Cocal do Sul, Jaraguá do Sul e Aracaju.
Durante as buscas foram apreendidos diversos materiais de apologia ao nazismo, além de diversas armas brancas, facas e um "soco inglês".
Os integrantes do grupo eram indivíduos com diferentes formações e ocupações, demonstrando a capacidade de disseminação da ideologia extremista em diversos segmentos da sociedade.
Durante a operação, foi apurado que parte dos investigados participava ativamente da produção e difusão de conteúdos de ódio em ambientes virtuais, utilizando perfis falsos e fóruns voltados à propagação de ideias supremacistas. A atuação articulada e tecnicamente estruturada do grupo evidencia um elevado grau de organização e planejamento.
As investigações continuam com o objetivo de garantir que todos os envolvidos sejam identificados e criminalmente responsabilizados.