Veículo adesivado com suástica chamou a atenção de moradores e levou à atuação da Polícia Militar
Foto: Divulgação Um homem foi preso na tarde desta quinta-feira (22) em Araranguá, no Extremo Sul de Santa Catarina, após ser flagrado circulando com um adesivo de suástica nazista no vidro de seu carro.
O caso gerou repercussão entre moradores da cidade, que acionaram a Polícia Militar.
O automóvel, um Chevrolet Classic, circulava pelas vias urbanas quando chamou a atenção por conter, além do símbolo nazista, a frase “Brasil Guerra Civil Já” colada no vidro traseiro. No porta-malas, também havia adesivos com as bandeiras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Carro foi abandonado após pane mecânica
De acordo com a Polícia Militar, o veículo foi localizado estacionado, trancado e sem ninguém dentro. Funcionários que estavam próximos informaram que o motorista deixou o carro no local após uma pane mecânica.
Imagens de câmeras de segurança mostraram o condutor, descrito como um homem de meia-idade, com barba e cabelo branco, abandonando o automóvel na rua. A partir dessas informações, ele foi identificado, localizado e preso, sendo encaminhado à Central de Flagrantes da Polícia Civil.
Segundo o delegado Adriel Alves, responsável pelo caso, o homem foi preso com base na legislação que trata do crime de racismo e apologia ao nazismo. Em depoimento, o suspeito afirmou que encomendou e colou pessoalmente os adesivos no veículo.
“Ele relatou que o carro é de sua propriedade e que foi ele mesmo quem mandou fazer e colou os adesivos. Disse ainda que foi alertado por familiares de que poderia ter problemas por causa disso, mas optou por mantê-los no automóvel”, explicou o delegado.
O homem permanece preso e à disposição da Justiça, aguardando a audiência de custódia.