A vítima de 11 anos foi encontrada a 70 metros do local da queda; ela visitava o parque com os pais e dois irmãos
O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul confirmou na noite desta quinta-feira, dia 10, a morte da menina de 11 anos, identificada como Bianca, que caiu do Cânion Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul (RS). Segundo a Corporação, a criança foi encontrada a 70 metros do local da queda. As equipes de resgate chegaram ao local que o corpo estava por volta das 22h55.
Ela havia sido localizada inicialmente por volta das 17h30, com o uso de um drone com câmera térmica. A operação de resgate, iniciada logo após o acidente, envolveu bombeiros de três municípios, equipes do Samu, policiais militares e civis, além de três aeronaves.
Segundo informações do secretário de Turismo de Cambará do Sul, Andrews Mohr, a menina era natural de Curitiba (PR) e visitava o parque com os pais e dois irmãos.
No momento do acidente, a família fazia uma pausa em um banco de descanso para lanchar, quando a menina, que, de acordo com os bombeiros, tinha Transtorno do Espectro Autista (TEA), saiu correndo em direção ao penhasco. O pai ainda tentou impedir a queda, mas não conseguiu alcançá-la a tempo.
Após a queda, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Cambará do Sul, Canela e Gramado foram acionadas e iniciaram os trabalhos de busca, com o apoio de drones e aeronaves — duas do Rio Grande do Sul e uma de Santa Catarina. O local do acidente é de difícil acesso e exigiu o uso de técnicas de rapel para a extração do corpo.
Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que a área foi isolada e os procedimentos de resgate foram iniciados logo após a localização da menina.
Veja a nota do Corpo de Bombeiros
"O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul manifesta profundo pesar diante da trágica perda de uma criança, vítima de uma queda em área de cânion, nesta quinta-feira (10). Neste momento de luto e consternação, nos solidarizamos com os familiares, amigos e toda a comunidade atingida por essa perda irreparável. Que encontrem na fé a força para superar a dor da ausência. À família, nossa mais sincera homenagem, respeito e solidariedade."
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, usou suas redes sociais para manifestar uma mensagem de pesar lamentando a morte da menina e agradecer aos profissionais que atuaram na tentativa de resgate. “Lamentavelmente, a menina Bianca, de 11 anos, que caiu no cânion Fortaleza, foi encontrada sem vida. Meu abraço e meu carinho à família. E minha gratidão aos nossos profissionais da segurança pública, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e da Brigada Militar, que se entregaram com muito compromisso nessa missão de resgate.” Com informações de CNN.