Gaeco cumpre mandados de prisão e busca em nove cidades de SC e uma no PR
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) deflagrou nesta quarta-feira (1º) duas operações que investigam fraudes em concursos públicos realizados no Oeste de Santa Catarina. As ações, batizadas de Operação Electus 2 e Operação Papel Marcado, têm como alvo uma empresa organizadora de certames e servidores municipais suspeitos de manipular gabaritos para beneficiar candidatos.
Ao todo, foram cumpridos 44 mandados de busca e apreensão em nove cidades catarinenses e uma no Paraná, além de um mandado de prisão em Palmitos. A Justiça determinou também a suspensão de oito funcionários públicos e a paralisação das atividades da empresa investigada. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.
Segundo o Gaeco, as investigações apontam que a empresa suspeita atuava na manipulação de gabaritos dos concursos, com possível envolvimento de servidores municipais para favorecer candidatos específicos. As operações visam apreender documentos, elementos de prova e garantir a lisura dos certames, preservando a igualdade de condições entre todos os concorrentes.
Estas ações são um desdobramento da primeira fase da Operação Electus, realizada em junho, que já havia identificado indícios de fraudes em processos seletivos e concursos públicos da região.
As ações foram executadas em: São Bernardino, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, Campo Erê, Palmitos, São Ludgero, Entre Rios, União do Oeste, Jardinópolis e Marmeleiro (PR).