Polícia Ambiental e fiscais da Cidasc notificaram cerca de 20 pessoas que estavam no evento proibido por questões sanitárias
Um torneio de canto de pássaros foi encerrado após operação da Polícia Militar Ambiental de Laguna juntamente com fiscais da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc), no município de Tubarão.
Conforme a polícia Ambiental, o evento está temporariamente proibido por questões sanitárias, como a gripe aviária, conforme Portaria Conjunta SAR/IMA nº 16/2023, de 24 de fevereiro de 2023. A exposição às aves silvestres migratórias infectadas é o principal fator de risco de transmissão para as aves comerciais. Os sintomas da gripe aviária em animais infectados incluem dificuldade respiratória, secreção nasal ou ocular, espirros, falta de coordenação motora, torcicolo e diarreia, e a taxa de mortalidade é alta.
Embora a transmissão para humanos seja rara, é possível que mamíferos, incluindo seres humanos, sejam infectados. As principais formas de transmissão são aerossóis respiratórios, fezes e fluídos corporais, e a transmissão ocorre principalmente a partir do contato direto com animais infectados ou ambientes contaminados.
Os responsáveis pela organização do evento em Tubarão responderão criminalmente e administrativamente. Os frequentadores responderão também criminalmente e administrativamente, sendo que suas aves também foram apreendidas. Cerca de 20 pessoas foram identificadas e qualificadas. Ao todo, 49 pássaros foram apreendidos no local.
A Cidasc autuou o responsável pelo evento, assim como os demais proprietários das aves referente à questão sanitária.