Turbulência durou cerca de 15 minutos; aeronave da Latam seguia para Guarulhos e pousou em segurança
Um vídeo registrado por passageiros mostra o desespero a bordo de um voo da Latam Airlines que partiu de Chapecó (SC) com destino a Guarulhos (SP), no domingo (21). A aeronave foi atingida por granizo logo após a decolagem e enfrentou forte turbulência durante aproximadamente 10 a 15 minutos.
Nas imagens, é possível ouvir gritos de pânico e ver o avião balançando intensamente. Apesar do susto, o voo pousou em segurança. O bico da aeronave ficou danificado pelo impacto.
A influenciadora Eloísa Vani estava no voo e descreveu a sensação como semelhante a uma descida brusca de montanha-russa.
“As crianças começaram a chorar, e mesmo com o cinto parecia que a gente ia sair do banco. Foram pulos diretos que traumatizaram todo mundo. Foi um pesadelo”, relatou.
Segundo ela, muitos passageiros passaram mal, pedindo água e sacolas para vômito. Após o pouso seguro, o piloto foi aplaudido e relatou que nunca havia enfrentado turbulência tão forte em sua carreira.
O padre Cleber Pagliochi, também presente na aeronave, disse que o susto começou cerca de 10 minutos após a decolagem.
“Na hora, agradeci a Deus pela vida e pedi pela vida de todos”, afirmou.
Em nota, a Latam confirmou que o voo LA3279 sofreu um episódio de hail strike (colisão com granizo) e destacou que a situação foi “fora do controle da companhia e sem prejuízos operacionais”.
O fim de semana foi marcado por tempestades severas no Oeste de Santa Catarina. Em Barra Bonita, houve registro da passagem de um tornado que chegou a arrastar uma casa. As condições climáticas instáveis já haviam motivado a emissão de alerta laranja pelas autoridades.