Transição de governança do complexo de 320 leitos será concluída no dia 30 de junho
Foto: Divulgação O cenário da saúde pública na região passará por uma importante alteração estrutural nas próximas semanas. A Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) anunciou oficialmente a transferência da gestão do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), sediado em Tubarão, para o Instituto Maria Schmitt de Desenvolvimento de Ensino, Assistência Social e Saúde do Cidadão (IMAS).
A nova organização assumirá em definitivo o comando da maior instituição hospitalar da região a partir do dia 1º de julho de 2026, como parte de um plano de reestruturação de atuação da ACSC.
Os trâmites para a troca de comando já estão em andamento e têm previsão de encerramento para o dia 30 de junho de 2026. Conforme o comunicado conjunto divulgado pelas instituições, reuniões periódicas vêm sendo realizadas com os colaboradores de todos os setores do HNSC, além de parceiros comerciais e institucionais.
O objetivo dessas rodadas de conversa é esclarecer dúvidas, alinhar diretrizes operacionais e garantir que a transferência de governança ocorra de maneira segura, transparente e sem ruídos.
O IMAS assumirá as operações ancorado no plano estratégico já estabelecido para o hospital. A nova gestão assegurou publicamente que a transição não trará rupturas e que o atendimento médico e assistencial à população de Tubarão e dos municípios vizinhos seguirá funcionando normalmente dentro de suas rotinas.
O Instituto Maria Schmitt (IMAS) é uma associação civil filantrópica, sem fins lucrativos e de caráter beneficente de assistência social. Com quase 10 anos de experiência consolidada em gestão hospitalar, a entidade possui atuação espalhada por quatro estados: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso, posicionando-se como uma das maiores organizações do setor no Sul do país e o maior grupo hospitalar em solo catarinense.
A instituição administra atualmente mais de 85 unidades de saúde - incluindo hospitais, unidades de pronto atendimento (UPAs), policlínicas, centros especializados e serviços de apoio. Sua força de trabalho conta com mais de 8 mil colaboradores diretos e cerca de 2.500 médicos de mais de 30 especialidades integradas. Somente no ano de 2025, as unidades sob a tutela do instituto realizaram mais de 8,5 milhões de atendimentos em diferentes níveis de complexidade. No mesmo período, o IMAS despontou como a Organização Social (OS) que mais executou cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, somando 146.928 procedimentos cirúrgicos entre demandas públicas e particulares.
A saída da Associação Congregação de Santa Catarina marca o encerramento de um ciclo de 11 anos à frente do hospital de Tubarão, iniciado em 2015. Em nota, a direção da ACSC manifestou agradecimento público aos colaboradores pelo trabalho incansável prestado em prol da saúde regional e desejou sucesso ao IMAS na nova jornada.
A ACSC possui mais de 125 anos de história no Brasil e administra 20 unidades sociais, de saúde e educacionais em sete estados. Na área médica, opera dez hospitais de média e alta complexidade e uma Instituição de Longa Permanência para Idosos espalhados por cinco estados. Já na educação, mantém oito colégios e uma instituição social distribuídos em cinco estados brasileiros, cobrindo desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
Por sua vez, o Hospital Nossa Senhora da Conceição carrega uma importância histórica vital para o Sul do Estado. Fundado em 1904, o complexo privado e filantrópico disponibiliza hoje 320 leitos voltados a diversas especialidades médicas. A estrutura destaca-se ainda por abrigar um completo complexo oncológico e um estruturado centro materno-infantil.