Devem ser removidos cerca de 1,4 mil m³ de resíduos do local, conforme autorizado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente
Vinicius Duarte/PMT/Divulgação/Folha Regional A Prefeitura de Tubarão, através da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, deu início nesta segunda-feira (26) aos trabalhos de retirada do chamado promontório, ou seja, o acúmulo de resíduos e sedimentos, localizados embaixo do deck da beira-rio, na região central da cidade.
O trabalho, autorizado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente, se faz necessário pois este material acumulado compromete o escoamento da água do Rio Tubarão, de modo a alterar a direção natural do rio, e aumentar sua velocidade.
Esta situação, com o passar do tempo, intensifica o fenômeno da erosão, fato agravado nas últimas enchentes registradas na cidade, tanto em 2022 quanto em 2023.
Segundo os estudos realizados pela secretaria, através de medições topográficas e uso de imagens do modelo digital do terreno, foi calculado que devem ser removidos 1.400 m³ de resíduos do local. Este trabalho, para ser executado, abrange a retirada de material do solo de forma concomitante à retirada de vegetação, tanto nativa quanto exótica, no trecho.
“Em razão da fragilidade inerente ao meio fluvial urbano e da criticidade do entorno, recomenda-se acompanhamento técnico rigoroso, com delimitação precisa de área, profundidade e volumes, controles para minimização de turbidez/ressuspensão, rastreabilidade e destinação adequada do material removido e registro técnico pós-intervenção, assegurando execução estritamente conforme os estudos e projetos e prevenindo efeitos adversos a montante, a jusante ou em margens opostas”, recomenda o Analista Ambiental Tiago de Souza Ferreira.