Município adota modelo de execução própria para baratear custos e agilizar pavimentação em ruas estratégicas
Foto: Prefeitura de Braço do Norte Um pacote de obras de infraestrutura que atua simultaneamente em quatro frentes de trabalho está transformando o cenário urbano de Braço do Norte.
Através de um modelo de gestão que prioriza a execução direta da base das vias para reduzir custos, a prefeitura intensificou nesta semana as melhorias em artérias vitais como as ruas 7 de Setembro e Nereu Ramos, além de acessos a bairros e ao Parque de Exposições Huberto Oenning.
O objetivo da administração é otimizar o orçamento público para expandir o asfalto a áreas que aguardavam há anos por melhorias.
A agilidade no cronograma é explicada pela logística adotada pela Secretaria de Infraestrutura. Em vez de licitar a obra completa, o próprio município assume as etapas de preparação da base e sub-base com maquinário e pessoal da casa.
Apenas a aplicação da camada asfáltica é terceirizada. Segundo o prefeito Laurinho Boeing (MDB), essa "mão na massa" por parte da prefeitura reduz significativamente o valor final por metro quadrado, permitindo que o investimento alcance um número maior de ruas sem comprometer o caixa municipal.
As frentes de trabalho estão distribuídas por pontos estratégicos da cidade, cada uma em uma fase específica:
Rua 7 de Setembro: via fundamental para o fluxo urbano, a rua está em ritmo acelerado com previsão de receber a camada asfáltica na primeira quinzena de maio.
Rua Nereu Ramos: os trabalhos no trecho final da via iniciaram na última sexta-feira (17), focando na conclusão de uma das principais conexões da cidade.
Bairro São Basílio: a Rua Volnei Boeing Fernandes também entrou no cronograma final de pavimentação nesta semana, atendendo a uma demanda antiga dos moradores locais.
Parque de Exposições: o acesso ao Parque Huberto Oenning está sendo pavimentado para facilitar a logística de grandes eventos e feiras regionais.
Além do asfalto, a prefeitura implementou uma política de desperdício zero. Na obra da Rua 7 de Setembro, as lajotas que foram removidas para a entrada do pavimento asfáltico já estão sendo reutilizadas na Servidão João da Rosa.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Afonso Boeing, essa medida garante que comunidades menores também recebam pavimentação em lajotas de forma imediata e sem custos adicionais de material para o município.
Com a base das vias sendo finalizada pelas equipes próprias, o cronograma agora depende da estabilidade do clima para a entrada das máquinas de asfalto em maio. A prefeitura ressalta que o planejamento busca minimizar os transtornos no trânsito durante as obras.