Você sabia que escovar os dentes com força pode causar sensibilidade? Embora muitas pessoas acreditem que essa prática deixa os dentes mais limpos, a verdade é que a força excessiva durante a higienização pode causar danos aos dentes e à gengiva.
O excesso de força durante a escovação é uma das principais causas da sensibilidade nos dentes. Isso acontece porque o excesso de intensidade nos movimentos com a escova leva à corrosão do esmalte dentário, que nada mais é do que a camada externa de proteção dos dentes. Com o esmalte corroído, a dentina - que está ligada à parte nervosa dos dentes - fica exposta, causando a sensibilidade durante a ingestão de alimentos muito gelados ou muito quentes.
Essa corrosão não acontece de imediato, mas sim ao longo do tempo, quando a escovação dos dentes com força é um hábito no dia a dia da pessoa. O uso de escovas com cerdas duras pode intensificar e acelerar o processo de desgaste do esmalte dos dentes durante a escovação, pois os movimentos intensos ficam ainda mais abrasivos e danosos para a saúde bucal.
Outra consequência de escovar os dentes com força é a irritação e retração da gengiva, o que também pode causar sensibilidade. Os principais sintomas de que sua gengiva está irritada pela escovação intensa são dor e vermelhidão. Em casos mais graves, a gengiva pode sangrar ou formar pequenas feridas.
Já a retração da gengiva - ou retração gengival - pode ser notada quando um ou mais dentes parecem maiores que os outros. Isso indica que o tecido da gengiva que cobria a parte superior do dente reduziu de tamanho, ou seja, se retraiu. Embora possa ter outras causas, a retração da gengiva também está associada à escovação com força excessiva e pode estimular a sensibilidade na parte exposta, além de outros problemas como dores e mau hálito.
Por isso visitas constantes ao cirurgião-dentista são muito importantes.
Saúde bucal
Com atuação em Tubarão e Treze de Maio, o dentista compartilha informações necessárias sobre saúde bucal e as melhores dicas para manter o sorriso em dia