A endocardite é um processo infeccioso que pode começar no dente e chegar até o coração, levando à morte. Você pode estar se perguntando: mas uma bactéria no dente pode matar?. Infelizmente, sim. Um descuido com a saúde dos seus dentes pode fazer com que bactérias caiam na corrente sanguínea.
O que é a endocardite?
A endocardite bacteriana é um processo infeccioso em que bactérias, por meio da corrente sanguínea, se alojam nas estruturas internas do coração, válvulas cardíacas ou endocárdio (membrana que reveste a superfície interna do coração).
A endocardite também pode causar outras graves complicações, como AVC, embolia pulmonar ou isquemia dos membros.
Quem é mais propenso a ter endocardite?
Quem tem maior propensão para desenvolver a endocardite são pessoas que normalmente têm alguma doença cardíaca ou passaram por procedimento cirúrgico cardíaco. Porém, infelizmente, a endocardite também pode acontecer em pacientes que não têm nenhum tipo de doença preexistente.
Pacientes que apresentam problemas periodontais mais acentuados, tabagistas crônicos e pessoas com o sistema imunológico descompensado são exemplos de casos mais propensos à endocardite.
Uma das formas de contrair a endocardite é a permanência do biofilme dental (acúmulo de microrganismos em certas regiões da boca) por um longo espaço de tempo, principalmente nos locais de difícil acesso durante a escovação. Isso resulta na inflamação do local.
Qual a gravidade e os sintomas?
Os sintomas mais comuns para pessoas que apresentam endocardite bacteriana são febre e calafrios. Outros sintomas: falta de ar; cansaço; perda do apetite; dores pelo corpo e suores noturnos.
Alguns edemas nas pernas podem aparecer nos casos mais graves, com insuficiência cardíaca e intensa falta de ar. A infecção pode ser decorrente de diversos tipos de bactérias.
Como prevenir a endocardite?
A prevenção, quando a endocardite está associada a problemas bucais, nada mais é que manter uma boa condição de higiene e ir ao dentista fazer check-up de 6 em 6 meses. O objetivo é diminuir a quantidade de bactérias na boca e prevenir qualquer tipo de bacteremia (presença de bactérias no sangue).
O uso do fio dental, da escova de dentes e dos enxaguantes é a melhor maneira de prevenir não só a endocardite bacteriana, mas também outras doenças bucais ou pelo resto do corpo.
A boca é a porta de entrada do nosso organismo. Devemos dar atenção especial aos hábitos que utilizamos no dia a dia.
Saúde bucal
Com atuação em Tubarão e Treze de Maio, o dentista compartilha informações necessárias sobre saúde bucal e as melhores dicas para manter o sorriso em dia