Só quem já teve uma afta sabe como isso pode ser extremamente incômodo e doloroso. Apesar de ser aparentemente inofensiva, essa pequena ferida na boca é uma das mais chatinhas de se lidar. Isso porque ela pode afetar significativamente ações básicas, como a fala, mastigação e até mesmo a ingestão de certos alimentos e líquidos. O problema é que as causas desse problema são bem variadas, o que torna bastante difícil de prevenir. Por isso, o melhor a se fazer é saber como tratar as aftas.
Como essa ferida surge na boca?
Também conhecida como úlcera oral ou estomatite aftosa, a afta pode ser descrita como uma ou mais feridas doloridas na cavidade oral e que pode atingir a orofaringe (a parte da garganta logo atrás da boca). Trata-se de uma pequena úlcera não muito profunda, mas que costuma ser dolorosa e incomodar bastante, dificultando a ingestão de alimentos durante a dieta.
Além disso, a afta pode ainda causar febre e cansaço em casos específicos.
Quais as causas?
É muito difícil apontar uma única causa para as aftas, porque elas podem ocorrer por diversos motivos. Há lesões bucais que facilitam bastante o desenvolvimento desse quadro, como tratamento dentário (em especial os ortodônticos), escovação feita de forma inadequada, prática de esportes e até mesmo uma simples mordida na bochecha. Além disso, quando o paciente possui algum tipo de sensibilidade alimentar, ele fica mais propenso a ter aftas se consumir chocolate, café, alimentos ácidos e cítricos ou condimentos.
Carência de vitaminas e minerais, como ferro, ácido fólico, vitamina B12 e zinco, também são possíveis causas, assim como alterações hormonais que ocorrem durante o período menstrual. Geralmente, as aftas também podem estar relacionadas com o desequilíbrio do sistema imune do paciente, pois a baixa imunidade facilita a instalação de vírus e fungos na região da boca.
Como tratar?
Uma medida simples e eficaz que pode ajudar bastante são os bochechos feitos com uma colher de leite de magnésia ou bicarbonato de sódio diluído em um copo de água. Outro tratamento caseiro é diluir um pouco de água oxigenada 10 volumes em água mineral e, em seguida, usar um cotonete para aplicá-la na afta.
Mas nada de aplicar sal, água oxigenada ou bicarbonato de sódio puros na lesão. Casos mais complexos de aftas recorrentes ou em uma quantidade muito grande podem exigir consulta médica com o dentista. Depois de avaliar o quadro, podem ser indicadas pomadas específicas para aliviar as dores da região ou tratamentos feitos com laser de baixa potência.
Saúde bucal
Com atuação em Tubarão e Treze de Maio, o dentista compartilha informações necessárias sobre saúde bucal e as melhores dicas para manter o sorriso em dia