Você já parou para pensar em quanto tempo a cárie demora para destruir o dente e como ela afeta a saúde bucal nesse processo? Quando não diagnosticado e tratado, o dente cariado passa por diferentes estágios (que ocorrem à medida que as camadas mais internas do dente são infectadas) até ser considerado perdido, demandando um tratamento muito mais invasivo.
A cárie é um tipo de problema bucal que não se desenvolve do dia para a noite. Ela costuma demorar semanas e até meses para se estabelecer e, quando atinge a polpa do dente ou se torna um abscesso, o dano pode ser tão grande que o dente passa a ser considerado perdido.
É muito difícil mensurar o tempo que a lesão cariosa leva para destruir o dente, pois existem muitos fatores que influenciam o avanço da infecção. Ainda assim, para que o dano se torne realmente considerável, o paciente costuma passar vários meses e até anos com o dente cariado.
Em que estágio da cárie o dente pode ser considerado perdido?
Os 5 estágios da cárie dentária se diferenciam de acordo com o nível de infecção bacteriana - isto é, as fases iniciais são mais superficiais, com a manifestação de sintomas no esmalte dentário, e as finais já sugerem um comprometimento muito mais grave da saúde dental. É possível identificar o estágio exato em que a cárie compromete todo o dente.
Como é o tratamento de cárie no dente?
Saber como tratar a cárie em seus diferentes estágios é fundamental para evitar o avanço da lesão. É bom destacar que, nas três primeiras fases da cárie, o tratamento costuma ser bem mais simples.
Dicas de como evitar cáries e preservar a saúde bucal
Conciliar cuidados de higiene bucal com uma boa alimentação e consultas com o dentista a cada 6 meses é o segredo para prevenir a cárie e fugir de outros problemas infecciosos, garantindo uma boa saúde bucal no longo prazo.
Saúde bucal
Com atuação em Tubarão e Treze de Maio, o dentista compartilha informações necessárias sobre saúde bucal e as melhores dicas para manter o sorriso em dia