Sexta-feira, 18 de outubro de 2024
Tubarão
26 °C
15 °C
Fechar [x]
Tubarão
26 °C
15 °C

COLUNISTAS

Quer evitar o mau hálito?

24/10/2023 19h48 | Atualizada em 24/10/2023 19h48 | Por: Dr. Cláudio Rogério

Confira alimentos que contribuem para esse problema

Quem nunca comeu cebola no almoço e depois ficou com aquele hálito nada agradável? Pior ainda é não ter escova de dente e creme dental para realizar uma limpeza em seguida. Quando pensamos em mau hálito, são muitos os alimentos que podem contribuir para esse quadro. Você os conhece bem! Alho, repolho e até mesmo bebidas alcoólicas podem favorecer o cheirinho ruim que ninguém quer ter. Existe uma lista de 10 alimentos que contribuem para o mau hálito e que você deve pensar duas vezes antes de consumi-los.

O poder do enxofre

Repolho, couve-flor, brócolis, azeitona e alcachofra são alguns dos alimentos que entram nessa lista. O enxofre é um elemento volátil responsável pelo mau cheiro da boca. 

Alimentos de proteína e gordura animal

Uma dieta rica em proteína animal pode funcionar caso seu objetivo seja perder peso, porém, esses alimentos têm o poder de alterar o seu hálito. Nesse caso, a halitose é causada pela presença de bactérias que se alimentam de moléculas de proteína, o que libera enxofre.

Café

Bebidas estimulantes como o café devem ser evitadas principalmente se você estiver estressado ou ansioso. Acontece que esse tipo de líquido provoca ainda mais estresse, causando falta de salivação e deixando a boca seca. A saliva é importante porque funciona como antisséptico bucal natural.

Bebidas alcoólicas

O álcool em excesso causa irritação e aumento na descamação de células da mucosa bucal. Essas células contribuem para a formação da saburra lingual e servem de alimento para as bactérias que fazem parte da cavidade bucal.

Higienização oral no combate ao mau hálito

Seja qual for o motivo do mau hálito é preciso estar sempre em dia com sua higiene bucal, pois dessa forma você consegue minimizar os efeitos desses problemas. A língua possui muitas vilosidades (dobras que aumentam a área de contato), nas quais restos de alimentos e células que se desprendem da mucosa ficam depositadas e se deterioram. O mesmo acontece se você consumir algum desses alimentos listados. Lembre-se de realizar a limpeza oral em até 30 minutos depois de comê-los. Isso inclui usar o fio dental, fazer a escovação com um creme dental e finalizar a higiene com um bom enxaguante bucal.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!