A precoce eliminação do Tubarão no Campeonato Catarinense da Série B deixou frustrado o torcedor tricolor, que sonhava com o retorno à primeira divisão em 2026. Motivado pelo descenso do co-irmão, agora ambos vão duelar por uma vaga na elite, para quem sabe disputar a Série A em 2027. Não vou entrar no mérito do que deu certo ou errado na gestão do futebol do clube. Cabe ao empresário e dono da SAF, Juliano Mendes, fazer as suas considerações. O que não pode é deixar passar em branco o alto investimento feito e nenhum retorno. Cabe agora se reorganizar e focar na Copa Santa Catarina, competição muito valorizada com 17 clubes e mirar o título.
Tem que mudar o repertório
O foco é buscar jogadores que buscam projeção na carreira, e não vir aqui, passar uma temporada de três meses e ir embora. Me refiro em querer se identificar com o clube. Algumas contratações se repetem, e o repertório em campo não traduz a realidade. A troca da comissão técnica, com certeza, prejudicou, mesmo com Alexandre Lopes tendo o seu papel motivador. O elenco era praticamente o mesmo, e quando precisou dos mais experientes foi facilmente envolvido pelo Metropolitano. Aliás, pelo andar da carruagem, Blumenau pode emplacar os dois clubes na primeira divisão em 2026.
Copa Tubarão de Futebol Amador
Após o encerramento da fase classificatória da Copa Tubarão – Taça Itamar Vieira, oito clubes seguem na busca do título. No próximo dia 17 dois jogos abrem as quartas de final (jogo único): União Operária x Independente e Ponte Preta x Pinheirinho. No dia 24, mais dois jogos fecham a rodada: Palmeiras x Gatorad’s e Real Andrino x Marathon. A competição segue sendo realizada pela Associação de Clubes, com boa presença de público e bons jogos aos finais de semana. Vale a pena prestigiar.
ACESC 70+
O renomado jornalista esportivo e presidente da Acesc (Associação dos Cronistas Esportivos de SC), Polidoro Junior, fez uma visita surpresa aos decanos da comunicação tubaronense. O projeto Acesc 70+ contemplou dois grandes radialistas: o narrador Paulo Garcia, da Rádio Tubá, que tem 45 anos de casa, e o comentarista Baiano Filho, da Rádio Cidade, carismático e muito competente - duas lendas da imprensa tubaronense. Poli esteve na Rádio Tubá e visitou Paulo Garcia. Na Rádio Cidade homenageou o querido Baiano Filho, e lá estavam Guilherme Falchetti, Caio Maximiano e o operador de áudio Kauan Calegari. A Acesc completa 70 anos em 2026.
Esporte
Um dos principais nomes do jornalismo esportivo da região, o colunista traz notas exclusivas e o seu olhar atento sobre tudo o que rola dentro e fora das quatro linhas