O futsal é feito de gols, dribles e vitórias, mas também de histórias que inspiram. E uma delas marcou o Campeonato Catarinense Sub-11 no último fim de semana: Enzo Ferreira Tartari, de 10 anos, entrou em quadra e deixou sua marca como o primeiro atleta amputado a disputar uma partida oficial da competição.
Natural de Tubarão, Enzo nasceu com uma má formação na perna esquerda e passou por uma amputação ainda pequeno. Nada disso, porém, o impediu de seguir seu maior sonho: jogar futebol. Vestindo a camisa do CEFF Pedras Grandes, ele atuou como goleiro na partida contra a Elase, com garra e alegria de quem venceu muito mais do que um jogo. Além de defender o CEFF, Enzo também participa da escolinha Conexão Comunitária e compartilha sua jornada nas redes sociais, no perfil “Vida com Prótese”.
A presença de Enzo nos jogos é uma vitória coletiva: dele, de sua família, dos clubes envolvidos e de toda a comunidade esportiva catarinense. Ele abriu portas para que outras crianças com deficiência acreditem que também podem viver seus sonhos no esporte. Esse momento histórico e reforça seu compromisso com a inclusão e o incentivo à participação de todas as crianças no esporte, independentemente de suas limitações físicas. Casos como o de Enzo mostram que o futsal vai muito além das quadras, é um instrumento de transformação social, empoderamento e pertencimento.
Um projeto que deixa de lado o resultado e sim oportunizar as todas as crianças a chance de competir numa competição federada, parabéns Daniel, Douglas, Marcelo, comissão técnica, pais e tantos anônimos que fazem parte desta linda história, pra cima deles Enzo, nós sempre estaremos ao teu lado, vibrando, se emocionando e que seja o exemplo para muitas crianças da nossa região.
Esporte
Um dos principais nomes do jornalismo esportivo da região, o colunista traz notas exclusivas e o seu olhar atento sobre tudo o que rola dentro e fora das quatro linhas