Dono da melhor marca da história e dos principais personagens do novo modelo de gestão implantado no Hercílio Luz FC, que passou para LTDA e depois SAF, Raul Maia Cabral, ex-treinador do clube e no comando do Tombense de Minas Gerais, há pouco mais de um ano e seis meses, chegou ao seu segundo título no clube, sendo bicampeão do interior e, na atual temporada, foi o dono da melhor campanha na primeira fase, sendo eliminado na semifinal pelo Atlético. Cabral soma no Tombense 38 jogos e 15 vitórias. Na Copa do Brasil, eliminou na primeira fase o CSE (AL) pelo placar de 3 a 1. Na segunda fase, no dia 13, vai até Ponta Grossa (PR) para enfrentar o Operário.
No Hercílio Luz chegou em agosto de 2021. Raul Cabral teve até mesmo a marca de um dos técnicos mais longevos do futebol brasileiro, demitido em novembro de 2023 com o executivo de futebol, Felipe Gil. Poucos dias depois, Pedro Smania assumiu a função no clube, iniciando o desmonte da estrutura, que culminou com o rebaixamento nesta temporada. O profissional comandou o Hercílio Luz em 77 partidas, com 38 vitórias, 24 empates e 15 derrotas - aproveitamento de 59,7%.
O que mais me impressiona é que o CEO do clube, Vinicius Gaidzinski, demonstrou que não entende nada de futebol. Pode ser excelente gestor em outras áreas, mas no futebol apostou num profissional que bagunçou o clube internamente, com demissões, afastamento de atletas, forçando a saída deles algumas vezes, e no campo pouca entrega, falta de comunicação com o torcedor e fechando o clube para os poucos jornalistas esportivos que ainda buscavam divulgar as ações do time. Sendo contrário ou após emitir opinião contrária ao seu trabalho, ele bloqueava no WhatsApp.
Raul Cabral não foi nem nunca terá esses números alcançados por outro profissional na história do clube nos próximos 50 anos. Nasceu em Tubarão e buscou a sua formação na universidade federal, na capital, pedindo carona para ir e voltar aos finais de semana. Não merecia o tratamento que lhe foi dispensado na sua cidade natal. Desejo cada vez mais sucesso para o amigo Raul, excelente profissional e de caráter ilibado.
Esporte
Um dos principais nomes do jornalismo esportivo da região, o colunista traz notas exclusivas e o seu olhar atento sobre tudo o que rola dentro e fora das quatro linhas