Segunda-feira, 07 de julho de 2025
Tubarão
15 °C
3 °C
Fechar [x]
Tubarão
15 °C
3 °C

COLUNISTAS

Cesar Neto conquista vaga nos JEBS   

15/08/2023 19h25 | Atualizada em 15/08/2023 19h25 | Por: Eduardo Ventura

O atleta participou dos Jogos Escolares Catarinenses (JESC), em Criciúma, lutando Wrestling na modalidade Luta Greco Romana e representando o Colégio Legado, da cidade de Tubarão. O lugar no pódio garantiu uma vaga para ir para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS) no final do ano, em Brasília, agora fazendo parte e representando a delegação catarinense. O atleta tubaronense já compete há algum tempo no jiu-jítsu, e esta foi sua primeira participação no Wrestling, a modalidade de luta mais antiga dos jogos olímpicos e bastante praticada no mundo inteiro. No Brasil ela passa por um processo de reestruturação, atraindo muitos adeptos nos últimos anos. Cesar Neto treina na Academia Giongo Team com os mestres Cristiano Giongo e Talita Giongo, que fazem parte da Federação Catarinense de Wrestling e estão recomeçando a formar um time para representar a cidade.

Agradecimento aos patrocinadores

Cesar Neto sempre faz questão de lembrar que o resultado é fruto do trabalho de um time formado, além da Giongo Team no Wrestling, pelo mestre Dudu e pela professora Catherine Oliveira da Okami Casa de Treino; Mestre Andrey Martins e professor Enzo Martins do CT Newlife; os sensei Jaison Tavares e Thiago Flores da ATJ; a educadora Clarissa Machado da Box Zero; o mental coach Pedro Vaz do Mind7Power; o fisioterapeuta dr. Alexandre Zabot e a equipe da Clínica AH2 Biomecânica; além da formação educacional no Colégio Legado - todos apoiadores do atleta. Os vídeos e as fotos com as imagens das lutas de Cesar Neto podem ser acompanhados nas redes sociais Instagram, Tik Tok e Facebook, pelo perfil @cesardamianineto. 

A nova Série C 

Para alguns foi uma surpresa muito grande o corte de dois clubes que integravam a disputa do Campeonato Catarinense Série C. Ainda na sexta-feira, próximo das 17h, fui fazer uma pesquisa na tabela no site da FCF, e estavam apenas liberadas as semifinais e finais da competição. Antes do final do expediente da entidade, foi divulgada uma nova tabela com a exclusão de Próspera e Jaraguá. Com a tabela homologada sem os dois clubes, a entidade limitou-se a divulgar que ela foi adequada pela impossibilidade da participação de dois clubes. Claro que é uma perda importante para os sonhos dos torcedores dos dois clubes de disputar uma vaga na segunda divisão. Por outro lado, a entidade máxima do nosso futebol faz uma seleção por diversos fatores, que culminam no lado financeiro dos clubes com a própria entidade. Em nota nas redes sociais, o presidente do Próspera, Luiz Carlos Ferreira, divulgou os valores que o clube tem com a FCF, culpando a gestão passada.

Pressão pelo acesso

Com a saída de dois clubes, o Campeonato Catarinense Série C terá apenas seis clubes na disputa por duas vagas na Série B em 2024. Além do Tubarão, seguem na disputa o Baruch/Imbituba, Blumenau, Fluminense (Joinville), Pedra Branca (Palhoça) e Porto (Porto União). Com a fórmula de pontos corridos mantida, cada clube terá na primeira fase cinco jogos. Os quatro primeiros colocados avançam para as semifinais, e os finalistas, além de disputar o título, conseguirão o acesso.Trocando em miúdos, os clubes terão pela frente sete jogos para conquistar a tão sonhada vaga. Por aqui, se a confiança estava alta com o retorno de Nasareno Silva e a chegada do treinador George Santos, vira uma missão possível seguir com o planejado pelo Clube Atlético Tubarão.

Peixe segue planejamento

08/08/2023 20h38 | Atualizada em 08/08/2023 20h38 | Por: Eduardo Ventura

Com chegada prevista para esta quinta-feira do técnico do Tubarão, George Santos, o departamento de futebol vai ter bastante trabalho até a estreia do clube, contra o Blumenau, em 10 de setembro. Até lá os bastidores estarão a todo o vapor. Segundo o gerente de futebol, Nasareno Silva, a meta é acelerar as contratações, trazendo junto o torcedor. Neste período o torcedor pode contribuir com a rifa do fusca, na feijoada, sendo sócio e até mesmo virando patrocinador, pois o único objetivo é retornar com o Peixe para a segunda divisão do futebol catarinense. Em pararalelo, o clube segue em busca da regularização do estádio, colocando em dia todos os laudos, para receber na segunda rodada, em 17 de outubro, o clássico contra a Águia do Litoral. O Imbituba/Baruch busca com o Peixe a vaga nas semifinais e também o acesso.

A dor da eliminação

Após campanha extraordinária na primeira fase, a eliminação para a Ferroviária deixa lições. Mas primeiro é preciso absorver a eliminação, pois ficará a decepção por não ter tido a oportunidade de alcançar o objetivo. Em campo, no empate em 2 a 2, o Hercílio Luz buscou a virada, e por um minuto tudo desmoronou. Não vou cobrar qualidade numa cobrança de penalidades, pois caberá à comissão técnica corrigir isso na sequência do trabalho. Eu falo com propriedade, pois fui o único que esteve acompanhando todos os jogos do Hercílio Luz na Série D. Tenho certeza de que não faltaram trabalho e comprometimento. Mesmo alguns citando o 5 a 5 contra o Novo Hamburgo, isso não mudou a classificação colorada, pois o adversário viria do outro grupo. A pausa, mesmo que fora do previsto, ajudará comissão técnica a ajustar o elenco. A nova competição inicia no final do mês, e vale o que o clube persegue desde 2019: o título da Copa Santa Catarina e a vaga na Copa do Brasil em 2024. 

Torcida deu a resposta

Mobilizada pela oportunidade de buscar a vaga na sequência do Campeonato Brasileiro da Série D, a torcida colorada deu show. Num primeiro momento compareceu logo cedo para prestigiar o clube, comprou ingresso antecipado, contribuiu com o ingresso solidário, comprou chope e a pipoca da dona Vilda, na arquibancada cantou, xingou, se emocionou, se decepcionou, demonstrou o sentimento de torcedor. No final do mês inicia a Copa SC, e a presença do torcedor é fundamental para seguir sonhando. A mobilização do Império Vermelho, com o apoio do clube, mostrou o amor e a paixão da torcida pelo clube, atraindo, sem dúvida, novos adeptos. Sugiro ao torcedor buscar se associar. São pouco mais de 650 sócios. Então proponho uma meta: 1 mil até o final do ano.

Futsal de base e adulto

No sábado, o Esporte de Primeira acompanha o nosso futsal na Arena Estener Soratto. As categorias de base do Tubarão recebem a CME de Lauro Müller em rodada válida pelo regional de futsal, promovido pela Liga de Urussanga.Os jogos (com imagens) iniciam às 8h30. A partir das 17h30 a equipe adulta recebe o Campo Mourão pela décima nona rodada da Liga Nacional de Futsal. Os jogos poderão ser acompanhados no YouTube do Esporte de Primeira.

O retorno do Nasareno   

01/08/2023 19h58 | Atualizada em 01/08/2023 19h58 | Por: Eduardo Ventura

Neste primeiro momento de retorno, após alguns dias afastado para tratamento de saúde, quero agradecer a condução da coluna pelo talentoso Caio Maximiano. Preciso nas informações, colocando também, mesmo jovem, a sua opinião e talento aqui nas páginas da Folha Regional. A semana iniciou com apresentação oficial, no Tubarão, de um velho conhecido do torcedor: Nasareno Silva, que já chegou mostrando serviço. Anunciou a chegada do treinador George Santos, com o auxiliar Everton Soares Ernesto, o popular Ton. Seguro e convicto, Nasareno retorna ao Peixe e deixa claro que o clube vai buscar o acesso. Mesmo sendo sub-23, vai trazer os sete acima da idade como se fossem a cereja do bolo. Só que, em vez de um, serão sete, com propósito definido: fazer o Peixe retornar para a segunda divisão. Os trabalhos iniciam no próximo dia 7, com a chegada do treinador ao longo desta semana. Trabalho é o que não falta, mas senti segurança e motivação nas palavras de Nasareno Silva.

Dúvida do torcedor

Choveram perguntas na nossa redação - e muitos têm me questionado - com relação ao jogo de volta do Hercílio Luz contra a Ferroviária, no sábado, caso acontecer novo empate entre as duas equipes. Não existe o saldo qualificado, no estilo Copa do Brasil e Libertadores de anos atrás. Com empate em qualquer placar, a decisão da vaga na terceira fase será feita por cobranças de penalidades. Quem vencer avança. Ou seja, o Hercílio Luz, para chegar à próxima fase, precisa vencer por qualquer placar o clube paulista. Mais um motivo para ter casa cheia. O clube e a torcida estão se organizando para fazer uma grande festa. 

Sinônimo de liderança

O gol de empate do Hercílio Luz saiu da cabeça de um ídolo colorado: Rafael Lima. O camisa 4 aproveitou um cruzamento de Juliano na medida e estufou as redes. Desde que retornou ao clube tubaronense, o zagueiro assumiu a faixa de capitão e o posto de líder do elenco - e ainda não perdeu no Aníbal Costa. É dele a voz ativa no vestiário hercilista, como mostram os vídeos de bastidores registrados pelo assessor de imprensa do clube, William Lampert. Ele é o vice-artilheiro da equipe na temporada com três gols. Rafael Lima é sinônimo de liderança.

Classificado na LNF

Com a vitória diante do Umuarama por 3 a 2, o Tubarão Futsal chancelou a sua classificação entre os 16 primeiros, com 26 pontos. Na oitava colocação, o clube busca, nesta reta final de primeira fase, manter-se entre os oito primeiros para jogar em casa a segunda partida da próxima fase. No sábado, às 20h15, jogando em Foz do Iguaçu, enfrentará o Foz Cataratas. Na terça, dia 8, encerra a primeira fase do estadual jogando na Arena contra o São Francisco. No estadual o Tubarão é o líder do certame.

Vamos a Araraquara, por Caio Maximiano (interino)   

25/07/2023 20h39 | Atualizada em 25/07/2023 20h39 | Por: Eduardo Ventura

Tudo levava a crer que o adversário colorado seria a Inter de Limeira, mas o time de Limeira acabou surpreendendo ao vencer o líder Patrocinense na última rodada. Com isso, o destino do Hercílio será Araraquara, no interior de São Paulo, para encarar a Ferroviária. Serão jogos difíceis. A equipe comandada pelo técnico Alexandre Lopes tem como um dos destaques o atacante Batista, ex-Tubarão. São dois jogos e dois gols, incluindo o da classificação contra o Operário, no Mato Grosso do Sul. Quarto colocado do grupo A-7, o time grená fez 20 pontos, com cinco vitórias, cinco empates e quatro derrotas. O primeiro jogo será na bela Fonte Luminosa e a decisão no Aníbal Costa. Datas e horários serão divulgados nos próximos dias. Os outros confrontos envolvendo os grupos A-7 e A-8 são: Patrocinense x Brasil, Caxias x Inter de Limeira e Maringá x Camboriú.

Entre os cinco melhores

Com os 448 jogos da fase de grupos finalizados, o Hercílio Luz conheceu a sua posição na classificação geral da primeira fase da Série D. Com oito vitórias e apenas uma derrota em 14 partidas, a equipe colorada emplacou a quinta melhor campanha geral. O time de Tubarão ficou atrás apenas de Ferroviário-CE, com 36 pontos, seguido de Nacional-AM, com 30, além de Athletic-MG e Portuguesa-RJ, com os mesmos 29 pontos do Hercílio, à frente pelos critérios de desempate. Adversário da próxima fase, a Ferroviária teve apenas a 29ª melhor campanha. Possíveis oponentes nas oitavas, Democrata-MG e Anápolis-GO tiveram a 10ª e 11ª melhor, respectivamente, com 25 pontos. No mata-mata, a pontuação geral segue valendo para definir o mando de campo até a decisão.

Reedição do Ferro-Luz

Aos mais saudosistas, o confronto da segunda fase da Série D entre Hercílio Luz e Ferroviária irá resgatar a memória do famoso clássico Ferro-Luz, a maior rivalidade da história do futebol tubaronense. O confronto, que em décadas passadas foi responsável por lotar as arquibancadas do Aníbal Costa e do Monumental da Vila, ganha um novo contexto, agora envolvendo uma equipe paulista, cujas origens são as mesmas do extinto Ferroviário Esporte Clube: a estrada de ferro. A Ferroviária foi fundada na década de 50 por engenheiros e servidores da Estrada de Ferro Araraquara (EFA). O Ferro-Luz dos tempos modernos também marca o encontro de duas SAFs constituídas no ano passado.

Paulistas x tubaronenses

Em edições anteriores da Série D, paulistas e tubaronenses se enfrentaram algumas vezes. Em 2018, contra a própria Ferroviária, o Tubarão levou a melhor nas duas partidas, tanto em Araraquara, por 2 a 1, quanto em Tubarão, por 1 a 0. O Hercílio Luz, por sua vez, enfrentou o Novorizontino - hoje líder da Série B - em 2019. O time colorado saiu derrotado nas duas partidas; 2 a 1 no Aníbal Costa e 1 a 0 no Jorge Ismael de Biasi. O retrospecto é equilibrado, mas o Leão do Sul tem tudo para colocar os tubaronenses em vantagem nestes números.

Empate e muitas avaliações

18/07/2023 20h21 | Atualizada em 18/07/2023 20h21 | Por: Eduardo Ventura

Recebi inúmeros questionamentos do empate do Hercílio Luz contra o Novo Hamburgo pelo placar de 5 a 5. Abriu 5 a 1, mas cedeu o empate. Em tempo de manipulação de resultados, claro que poderia levantar suspeitas. Quem nos ouviu no Esporte de Primeira Web sabe que não foi nada disso, aliás muito bem explicado na coletiva com o técnico Raul Cabral. Já classificado, com a primeira colocação garantida e não precisando de saldo de gols, o resultado atípico foi muito válido para dar minutagem para quem não vem jogando. Hugo Almeida, acima da média, pediu passagem para o time titular. Guilherme Lazaroni, na função de lateral, foi muito bem. Foi dele a jogada do pênalti em que Da Silva marcou o terceiro gol. Viu-se também a possibilidade de Dener ser utilizado na função de zagueiro. Pois isso tudo só seria possível classificado. Raul fez o certo, claro, em comum acordo com a comissão.

Ton deixa o Tubarão

Eu acredito que muitas pessoas também devem comungar do mesmo pensamento que tenho: o futebol “profissional” não permite mais aventureiros. Basta toda a história que o Tubarão FC viveu com os alemães. Duas décadas depois, com a criação da SPE, já com a nomenclatura de Atlético Tubarão, também sucumbiu. Largado e sem projeção alguma, a SPE promove a terceirização das categorias de base, pois não tem como fazer a gestão. Naufraga também. Essa aventura e a falta de experiência prejudicaram um profissional que buscou, mesmo nas dificuldades, fazer o seu trabalho. Nessa projeção, Ton já vinha sendo sondado pelo clube associativo, para fazer parte da comissão que vai disputar a Série C. Mas pelo fato de ter esse contato, e o locatário do clube não gostar, foi demitido na sexta-feira. Sem reversão, na segunda-feira Ton comunicou sua saída. Um verdadeiro absurdo. Mas Ton segue o trabalho de treinador e deve voltar ao clube para a disputa do acesso.

Canga assume

Com a saída do Ton, o Tubarão anunciou a contratação do equatoriano Abraham Alberto Mina Canga, que possui as licenças A, B e C na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), além de formação em Análises de Desempenho pela Academy da CBF e outros cursos internacionais. Ele traz consigo uma bagagem de conhecimento adquirida em seus trabalhos anteriores, com passagens por clubes do Estado, como o Camboriú e Brusque, onde atuou nas categorias de base nos anos de 2015 e 2016 e como auxiliar técnico da equipe profissional em 2013. A estreia será no sábado contra o Blumenau, no Domingos Gonzalez.

Estadual dos Joguinhos Abertos

Com aproximadamente 200 atletas, nos naipes masculino e feminino, a delegação de Tubarão embarca nesta quarta-feira para Curitibanos, cidade do meio-oeste catarinense que sediará a 35ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Nesta terça-feira parte da equipe de apoio da Fundação Municipal de Esporte já embarcou para a cidade, para preparar o alojamento e receber a delegação no dia seguinte. A 35ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina ocorre entre os dias 19 e 29 deste mês, com mais de 4 mil atletas de 77 cidades catarinenses, com idades entre 15 e 19 anos. É a quarta vez que Curitibanos sedia a competição organizada pela Fesporte.

Folha Regional

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!