O trabalho vem sendo consolidado a cada partida, e em Itajaí não foi diferente, principalmente quando tinha um jogador a menos por boa parte do segundo tempo, mas soube segurar a pressão do Marinheiro e sair com a vitória. Os gols de Ingro e Clayton e o controle de jogo demonstraram o altíssimo nível de concentração dos jogadores, tirando a atuação do mau caráter Victor Guilherme, que na partida tentou minar um ou outro jogador colorado. O árbitro da partida, William Machado Steffens, foi na onda do seu teatrinho em campo e expulsou o lateral esquerdo Guilherme Lazaroni. Quem tem que correr atrás do resultado é o Marcílio Dias. Mas com esse elenco abaixo do que merece o torcedor marcilista, o Hercílio Luz está a 90 minutos da final da Copa Santa Catarina.
Campeão invicto da Série C
O Tubarão encerra o Campeonato Catarinense Série C 2023 com o título invicto da competição, ao lado do Blumenau. E ambos caíram em 2022. Na atual competição, o segundo clube deveria ser o Baruch/Imbituba no lugar do clube do Vale do Itajaí. Foram nove jogos, sete vitórias, dois empates, 17 gols marcados e cinco gols sofridos. Elicarlos foi o artilheiro com cinco gols, e Denison o goleiro menos vazado, com apenas cinco gols sofridos. O trabalho de reconstrução tem que continuar, sem esquecer o que fazer com a bomba que o clube associativo tem nas mãos com a falência decretada do Grupo Baltoro. Tem aqueles que trabalharam e não receberam. O troféu de campeão invicto da Série C tem que ser comemorado, mas o futuro do clube deve ser avaliado com muita responsabilidade.
Um sonho não muito distante
Quero deixar claro que essa é a minha opinião - de quem acompanhou todos os jogos do Hercílio Luz na temporada, sendo o único narrador da Cidade Azul que alcançou esse feito. Mesmo com a nossa opinião e observações podemos errar, mas nunca faltar com respeito com aqueles que em algum momento tacham de torcedor do clube A ou B. Reforço o que já escrevi outras vezes: o Hercílio Luz teve o caminho abreviado pela eliminação precoce na Série D do Brasileiro, pois algo maior estava no seu caminho. Sigo convicto de que o ano de 2024 será mágico para o clube, que está mostrando em todos os seus departamentos maturidade para encarar o que vem por aí. Quando se fala em planejamento no futebol, acredito que isso é real.
A força da corrida de rua
A equipe Run4health brilhou na Meia Maratona de Tubarão, realizada no último domingo. A equipe teve atletas na categoria solo, duplas e quartetos, com vários recordes pessoais alcançados na prova. A preparação continua para o desafio da Serra do Corvo Branco, no próximo dia 18, e para a tradicional Corrida de São Silvestre, realizada em São Paulo, no dia 31 de dezembro. Em contato com o colunista, o treinador Peter Correa Rosa parabeniza a participação de todos os atletas, destacando a ousadia e coragem de se desafiarem num evento muito importante, realizado em nossa cidade.
Após encerrar a primeira fase em primeiro lugar vencendo fora de casa o Marcílio Dias por 1 a 0, com um golaço de Danilo Mariotto, o Leão do Sul volta as suas atenções para a disputa dos jogos das semifinais da Copa Santa Catarina. O adversário será o Marcílio Dias. Ambos os clubes decidiram a competição no ano passado, com o marinheiro levando a melhor. O primeiro jogo será no próximo domingo, dia 5, às 15h, no Estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí. A partida de volta será no Estádio Dr. Aníbal Torres Costa, no dia 12, às 15h. Na outra semifinal, o Avaí receberá, no dia 7, às 20h, no Estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva, em Florianópolis, o Concórdia. O jogo de volta, dia 11, será no Estádio Domingos Machado de Lima, às 15h. Quem fizer no mínimo quatro pontos nos dois jogos avança para a decisão. Se houver empate no número de pontos e saldo de gols, o finalista será conhecido através de cobranças de penalidades.
Seleção do mês e Copa Sul
Pela terceira vez na temporada, o técnico do Tubarão, Bruno Silva, foi eleito o técnico do mês da Liga Nacional de Futsal. Em votação popular, obteve 42,5% dos votos e se credencia aos olhos dos amantes do corre da bola pesada. Além de fazer um bom trabalho, tem chamado atenção na competição sendo eleito pela terceira vez. Além de Bruno, o ala direito Murilo Ziller, com 54,7% dos votos, foi o eleito o melhor da posição. Entre os oito melhores clubes da competição nacional e classificado às semifinais no estadual, o clube segue na disputa da Copa Sul de Futsal. Após enfrentar na terça-feira o Coronel Futsal (PR), o embate de hoje, a partir das 17h, na Arena Jaraguá, será contra o Joaçaba. Amanhã, dia 2, às 14h, encerra a primeira fase contra o Santiago (RS). O Esporte de Primeira acompanha e transmite os jogos através do nosso canal do YouTube: www.youtube.com/esportedeprimeira.
Peixe retorna à Série B em 2024
Já escrevemos sobre isso por aqui, e não vou fugir do tema. O acesso veio na quarta-feira com a goleada por 4 a 1. Mesmo ouvindo de colegas que não havia nada definido - opinião, claro, que temos que respeitar, com três gols de diferença para o jogo da volta, só o fim do mundo poderia mudar o curso da história. Domingo mais três gols, 7 a 1 em dois jogos, e o retorno confirmado ao lado do Blumenau, que mais uma vez tomou sufoco do Baruch. O crédito, claro, vai 50% para os jogadores. Mas os outros 50% devem ser creditados para Nasareno Silva, que recebeu as chaves da Vila e fez os trabalhos do jeito dele. Agora, mais um desafio, esse mais fácil e acessível: ser campeão invicto para coroar um trabalho exemplar, feito por ele e sua equipe.
Obrigado pela oportunidade
Finalizando para agradecer os oito anos de Folha Regional, completados no último dia 29. A cada edição uma nova história sendo contada do esporte da nossa região. Agradeço aos diretores por nos conceder essa grande oportunidade de semanalmente conversar com os nossos leitores.
Colaboração: Caio Maximiano
O final de semana para quem acompanha o esporte da nossa cidade e região foi um dos melhores dos últimos meses. Em quadra, o Tubarão Futsal garantiu vaga nas quartas de final da Liga Nacional de Futsal, após buscar o empate faltando um minuto e meio para terminar o jogo. Empate levava a partida para a prorrogação, mas o gol de Marinho faltando dez segundos fez os mais de 1500 torcedores irem à loucura com a virada em 4 a 3. No campo, no Estádio Dr. Aníbal Torres Costa, os mais de 1000 torcedores vibraram com o gol de Juliano, aos 42’ do primeiro tempo. De quebra, seguem os mais de 700 dias sem perder em casa, e a classificação antecipada para as semifinais da Copa Santa Catarina. Mesmo sem jogar o Peixe recebeu um empurrãozinho de São Pedro. Entra em campo nesta quarta-feira, em Balneário Camboriú, sem precisar se deslocar até Porto União para enfrentar o Porto. Já o Baruch Imbituba era para ter definido no sábado, mas o empate em 1 a 1 contra o Blumenau força a vencer na volta. Mas está vivo. E viva o esporte da nossa região.
Pedido atendido
Jogador que mais vezes vestiu a camisa do Hercílio Luz na temporada 2023 com 37 participações em 39 jogos, Anderson Ligeiro teve seu contrato renovado. A informação foi antecipada pelo repórter Caio Maximiano em sua coluna no Portal Infosul. O pedido já era antigo. Na transmissão do jogo do Barra, após Ligeiro marcar o gol, deixamos o recado. Pois bem, fomos atendidos. Com papel e caneta na mão, a assinatura do novo contrato veio. O vice-artilheiro da temporada (6 gols) fica até o fim da Série D de 2024 no Aníbal Costa.
Peças importantes
Anderson Ligeiro é uma das válvulas de escape do sistema de jogo. O apelido não é à toa. O camisa 11 dá velocidade e profundidade ao time de Raul Cabral no campo ofensivo. O treinador comentou, inclusive, na coletiva pós-jogo contra o Barra, que a dobra com Guilherme Lazaroni foi importante para que o atacante evoluísse e recuperasse a posição de titular. O lado esquerdo foi fortalecido, se equiparando ao lado direito, formado por Cleiton e Juliano. As quatro peças são indispensáveis para o sistema de jogo do comandante colorado.
Resiliência
Anderson Ligeiro teve um início de temporada brilhante. Titular absoluto no Catarinense, fez quatro gols e deu uma assistência em 15 jogos disputados. Na Série D, viveu um momento de oscilação, perdendo espaço na equipe titular. Ele saiu do banco em mais da metade dos jogos e não conseguiu repetir as boas atuações do Estadual. Em entrevista ao Esporte de Primeira, Ligeiro contou que a própria resiliência, aliada à confiança do grupo e principalmente do treinador, foi fundamental para a sua volta por cima. O profissionalismo do atacante foi elogiado por Raul Cabral.
Clube formador
Com o fortalecimento da base, o Hercílio Luz trabalha para receber em breve o selo de Clube Formador da CBF. Atualmente 46 clubes possuem o certificado, sendo apenas cinco catarinenses: Avaí, Barra, Criciúma, Chapecoense e Figueirense. O documento garante uma série de direitos aos clubes especializados em formação. Um dos exemplos é o Mecanismo de Solidariedade da FIFA. Sendo assim, negociações futuras de atletas que passaram pela base colorada vão render aos cofres do time tubaronense.
O esporte é dinâmico em todas as modalidades. Com o objetivo de qualificar os profissionais que atuam com atletas desde as categorias de base até o adulto, o Ceff estará realizando quatro dias de imersão em janeiro de 2024, em Tubarão. Com o apoio da Escola Técnica de Comércio (ETCT) e Futsal Tático, sob a coordenação do Insfut, o Ceff Connect 2024 será realizado entre os dias 15 e 18 de janeiro, reunindo profissionais respeitados no futsal e futebol. Já confirmaram presença no evento Wilton Santana, Bruno Silva e Daniel Jr. Um quarto nome será confirmado nas próximas semanas, completando o time de painelistas do evento.
Qualificação profissional
O presidente do Insfut, Douglas Caetano, avalia este primeiro evento “como uma excelente oportunidade para qualificar e melhorar a performance dos profissionais que atuam à beira da quadra ou do campo, numa imersão aliando teoria e prática sobre futsal e a transição futsal x futebol”. “O Ceff Connect será o maior evento de futsal e futebol do sul de Santa Catarina dos últimos anos”, comenta o presidente. As atividades práticas e teóricas serão realizadas nas dependências da Escola Técnica de Comércio de Tubarão (ETCT). Na primeira noite, haverá um jantar com debate, com a participação de todos os palestrantes e sessão de autógrafo do livro “Pedagogia do Futsal: Jogar para Aprender”, de autoria do professor Wilton Santana.
Programação
05/01 (Segunda) - Professor Dr. Wilton Carlos de Santana (Ex-técnico Seleção Brasileira Sub-20 e SC Corinthians Paulista Sub-20); 16/01 (Terça) – Atração Surpresa - transição futsal x futebol; 17/01 (Quarta) – Bruno Murari Silva (Técnico Tubarão Futsal, Campeão Mundial Universitário 2022); 18/01 (Quinta) - Daniel Jr (Técnico Acel/Chopinzinho (PR) , Campeão Mundial Jogos Olímpicos da Juventude 2018). As inscrições e informações podem ser obtidas pelo fone (48) 9 9925 – 8450 ou pelo email cefftubarao@gmail.com.
Módulo pass
Conv Pass – R$ 160 (Cento e sessenta reais); Acesso a todas as aulas; Certificado de 16 horas; Master Pass – R$ 280 (Duzentos e oitenta reais); Acesso a todas as aulas; - Certificado de 16 horas; Acesso ao conteúdo gravado; Exemplar do livro “Pedagogia do Futsal: Jogar para Aprender”; Gastro Pass – R$ 330 (Trezentos e trinta reais); Acesso a todas as aulas; Certificado de 16 horas; Acesso ao conteúdo gravado; Exemplar do livro “Pedagogia do Futsal: Jogar para Aprender”; Acesso à noite Gastro Futsal; Acesso à plataforma FutsalOnAir.
Não adianta negar que o esporte tubaronense é um celeiro de craques – e não só no futebol, mas no futsal, vôlei, basquete, ginástica artística e tantas outras modalidades esportivas. Mas é no futebol que a gente sempre se lembra dos que iniciaram por aqui e ganharam o mundo. Zenon, Eduardo, Renan Bressan, Karl e segue uma extensa lista... Porém, um nome vem chamando atenção no futebol da capital: atuando pelo sub-13 do Avaí, Francisco Medeiros Martins, carinhosamente chamado de Chico. Por aqui já narrei jogo em que ele atuou, e o chamavam de Chicão. O périplo no mundo da bola iniciou aos cinco anos, no Pequenos Leoninos (Hercílio Luz). Em paralelo, atuava pela ADFT/Tubarão Futsal, mas, com um convite do professor Carlos Felipe, Chico evoluiu muito. Era nítida a sua qualidade técnica.
Primeiro título pelo Avaí
Aos oito anos, ele ingressou na Escolinha do Maccari, a convite do treinador Edson da Silva. O saudoso Edson Maccari comentava da qualidade dele na bola parada, aprimorando os fundamentos com os professores Edson, Gui e Murilo. Numa competição de escolinhas, Chico cruzou com os observadores do Avaí, que o convidaram para fazer um teste no clube da capital. Murilo acompanhou Chico, e, após três semanas de avaliação, o tubaronense foi aprovado. Na categoria sub-13, já conquistou um título pelo clube. Disputando competição na categoria sub-14, Chico ergueu o troféu vencendo o Palmeiras (SP) na decisão. Aos 12 anos, ele vem trilhando um belo caminho no futebol, contando com o apoio dos pais e familiares, que não medem esforços para lhe apoiar em todos os momentos e, claro, torcendo pelo seu sucesso no disputado mundo da bola.
Chico busca o título estadual
Atualmente disputa a Copa Santa Catarina. Em campo, ocupa a função de lateral-esquerdo e, quando necessário, zagueiro. Classificado às semifinais e com a melhor campanha dos oito clubes participantes, o Avaí busca a vaga na decisão nos dias 15 e 22 deste mês, com a primeira partida sendo disputada em Blumenau. O adversário será o NFC. A partida de volta será realizada em Florianópolis, no CETEFA João Nilson Zunino. O adversário da final sairá do confronto entre Chapecoense e Figueirense. Anotem o nome deste garoto. Com certeza, irá brilhar no nosso futebol, levando o nome da cidade de Tubarão.
Esporte
Um dos principais nomes do jornalismo esportivo da região, o colunista traz notas exclusivas e o seu olhar atento sobre tudo o que rola dentro e fora das quatro linhas