Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025
Tubarão
35 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
35 °C
19 °C

COLUNISTAS

O prestígio do professor Ernani  

04/04/2023 19h24 | Atualizada em 04/04/2023 19h24 | Por: Eduardo Ventura

Na última sexta-feira, a Federação Catarinense de Basketball completou 28 anos de idade em grande estilo. A celebração foi em dose dupla e marcou também a cerimônia de posse do presidente Fábio Deschamps e do vice Sérgio Carneiro para seu segundo mandato. O evento para dirigentes de clubes e ligas filiadas, autoridades e funcionários foi na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, coroando o resultado da eleição em março. O professor Luiz Ernani Buerger, atualmente diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), foi empossado na atual diretoria, como parte do conselho fiscal, coordenador das seleções de base e representante da federação para a região sul.

Léo Moura confirmado

O Futebol Solidário já se tornou tradição. O evento beneficente, que reúne população, celebridades nacionais e ex-atletas, tem mais um craque confirmado. O ídolo do Flamengo e do Grêmio Léo Moura estará em Tubarão no próximo dia 15 de abril, a partir das 13h. A casa do Futebol Solidário será o Estádio Domingos Silveira Gonzales. Os ingressos podem ser adquiridos no Posto Fera, na Nandi Sports do Centro de Tubarão, na Star Proteção Veicular (antigo Posto Canário) e no site Minha Entrada. Eles custam R$ 10, mais 1 kg de alimento não-perecível – que deverá ser entregue no dia do evento. Também estão confirmados para esta edição do evento os ex-jogadores Amaral, Ronaldo Angelim, André Santos, Júnior Baiano e Falcão; o ex-BBB Felipe Prior; o comediante Negrete; o ator Eri Johnson; o ex-pugilista Popó; MC Capistrano; o youtuber Jukanalha; e o árbitro Margarida. O Futebol Solidário é promovido pela Star Proteção Veicular e Grupo Luzems.

Começo de um novo trabalho

A renovação da ADFT/Tubarão para a temporada 2023 iniciou com vitória na disputa da primeira competição regional, no último sábado, em São Ludgero, no ginásio da AFAI. O clube enfrentou ADEC/Braço do Norte nas categorias sub-9, 11, 13 e 15, todas com vitória. Com o técnico Vinícius Teixeira, o sub-9 aplicou 10 a 0; sub-11, 8 a 4; e o sub-13, 5 a 1. No sub-15, vitória por 5 a 2. A partida marcou a estreia do técnico Pakito. O próximo compromisso da base no regional da Adesc será dia 15, na Arena Estener Soratto da Silva, contra o DME de Jaguaruna. Os jogos iniciam às 14h. A semana ainda marca a estreia da categoria sub-17, amanhã, na Arena. A ADFT recebe o Joinville, às 19h, com transmissão do Esporte de Primeira.

Derrota fora de casa

28/03/2023 19h36 | Atualizada em 28/03/2023 19h36 | Por: Eduardo Ventura

No primeiro tempo das semifinais do Campeonato Catarinense, o Hercílio Luz saiu de campo derrotado pelo placar de 2 a 0, obrigando o Leão do Sul a ter que devolver o resultado adverso para conquistar a vaga na grande decisão. Raul Cabral e os jogadores sabem o que precisam fazer para reverter a situação da partida de ida. Será um desafio para todos, mas, com o apoio do seu torcedor, empurrando e torcendo do início ao fim, será possível. O Leão do Sul vai ter um grande desafio em campo: mostrar por que chegou até aqui, ao lado daquele que sonha com o tricampeonato.

Ingressos à venda

O Futebol Solidário já se tornou tradição em Tubarão. O evento, que reúne a população, celebridades nacionais e ex-atletas, terá uma nova edição no dia 15 de abril. Novos convidados foram confirmados. O youtuber Jukanalha, o MC tubaronense Capistrano e o árbitro de futebol Margarida também vestirão a camisa da solidariedade. O 3º Futebol Solidário acontece no Estádio Domingos Gonzales, em Oficinas, a partir das 13h. Os ingressos podem ser adquiridos no Posto Fera, na Nandi Sports do Centro de Tubarão, na Star Proteção Veicular (antigo Posto Canário) e no site Minha Entrada. Eles custam R$ 10 mais 1 kg de alimento não-perecível – que deverá ser entregue no dia do evento. Também estão confirmados para esta edição os ex-jogadores Amaral, Ronaldo Angelim, André Santos, Júnior Baiano e Falcão; o ex-BBB Felipe Prior; o comediante Negrete; o ator Eri Johnson; e o ex-pugilista Popó. O Futebol Solidário é promovido pela Star Proteção Veicular e Grupo Luzems.

Acompanhe no Esporte de Primeira

Hoje, a partir das 18h30, o Esporte de Primeira transmite a partida de volta das semifinais do Catarinense Série A. A partida será disputada no Estádio Dr. Aníbal Torres Costa, com presença garantida de, no mínimo, 5 mil pessoas para torcer exclusivamente pelo Hercílio Luz. A narração é deste colunista, com comentários de Caio Maximiano. Estaremos no YouTube, Radiosnet, app e esportedeprimeira.com.br. O apoio é de Academia Podium; CEFF – Centro de Excelência Futsal e Futebol; Costurarte – Máquinas de Costuras Industriais; Chef Burguer Gastropub – Capivari de Baixo; Fátima Uniformes Escolares; Hiper Carros; Pirgon Confecções, SulBet e Strawplast.

Mais um passo rumo ao tri

21/03/2023 20h20 | Atualizada em 21/03/2023 20h20 | Por: Eduardo Ventura

A noite de hoje reserva fortes emoções para o torcedor colorado: um novo encontro com o mesmo Figueirense que derrotou no último domingo pelo placar de 1 a 0. Mas quero me remeter aos cardeais de alta linhagem do clube, citando dois nomes que representam o carinho e amor alvirubro, Olávio Falchetti e Nadirlei Piucco. Tenho certeza que estarão cada um na sua cadeira torcendo pelo Leão do Sul. A partida  é mais importante que o épico 4 a 3 contra o Joinville, partida que impulsionou o clube para o patamar em que está hoje. Se tivesse caído, Raul Cabral com certeza não estaria aqui, pois não teria calendário, e não se justificaria jogar a Copa SC, para aumentar o prejuízo, com um eventual rebaixamento. Orgulhosos, representam a paixão e o amor pelo clube do seu coração, o qual ajudaram a se reerguer desde a sua volta em 2007.

Empate já basta

Para o reencontro o Figueirense, adversário da noite de hoje, vem de uma profunda crise. O presidente da SAF, Paulo Prisco Paraíso, falou alto e bom som, no Debate Diário, da Rádio CBN, em Florianópolis, que o clube está em insolvência financeira, ou seja, encontra-se sem recursos, financeiros ou patrimoniais, para saldar as obrigações. Internamente existe um descaminho. E o que o Hercílio Luz tem a ver com isso? Absolutamente nada. Então, tem que seguir o planejamento. Não precisa vencer, pois o empate lhe basta, mas o torcedor colorado já sabe que vitória por 1 a 0 é goleada em campo e uma vaga entre os quatro melhores, o que deixará o clube a 180 minutos de voltar a decidir um título que não conquista há mais de seis décadas.

Futebol nas ondas da Web

Nesta quarta-feira, a partir das 19h30, o Esporte de Primeira transmite a partida de volta das quartas de finais do Catarinense Série A. A partida será disputada no Estádio Dr. Aníbal Torres Costa. A narração é deste colunista, com comentários de Caio Maximiano. Estaremos no YouTube, Radiosnet, app e esportedeprimeira.com.br. O apoio é de Academia Podium; CEFF – Centro de Excelência Futsal e Futebol; Costurarte – Máquinas de Costuras Industriais; Chef Burguer Gastropub – Capivari de Baixo; Fátima Uniformes Escolares; Hiper Carros; Pirgon Confecções, SulBet e Strawplast.

Bom teste no sub-17 e no adulto

14/03/2023 20h03 | Atualizada em 14/03/2023 20h03 | Por: Eduardo Ventura

Eles não negam que sonham em disputar a competição nacional, inclusive tentaram comprar a vaga da Unisul com o grupo gestor da competição nacional, mas não conseguiram por detalhes, pois foi decretado que a vaga é patrimônio para o município de Tubarão. Em quadra acompanhei as duas partidas. No sub-17, com apenas 20 dias, é nítida a evolução do trabalho que está sendo realizado pelo Pakito e Rapha Zabot. A derrota por 2 a 0 mostrou a qualidade do clube visitante, aliás atual campeão estadual da categoria, com vaga garantida na Taça Brasil de Clubes. Já na partida com o elenco que vai disputar a Liga Nacional o Tubarão empatou em 2 a 2. Excelente o trabalho de avaliação do treinador Bruno Silva. Um novo jogo-treino será realizado no sábado que vem contra o Apaff (Florianópolis), na Arena, a partir das 18h. Será o último antes da estreia na LNF, fora de casa, contra o Cascavel, no dia 28.

Jogo-treino de muitas histórias

O último sábado na Arena Estêner Soratto foi marcado pelo reencontro do futsal de Tubarão e Criciúma. No ano de 1976, o time da Incocesa foi derrotado pela Cecrisa no encontro das cerâmicas que investiam no tradicional futebol de salão. Os tempos são outros. No início dos anos 2000, a fortíssima Anjo Química foi o clube do momento na época. Após 2005, o Tubarão iniciou uma nova trajetória, quando subiu para a Divisão Especial na épica decisão contra Xanxerê. No ano seguinte, a primeira participação na Liga Futsal, sem grandes embates desde então. Até pouco tempo, Siderópolis mantinha a tradição de grandes jogos, mas eis que está surgindo um novo momento para o futsal de Criciúma sob o comando do treinador Alexandre Verdieiri e com nova roupagem. A Associação Criciumense de Futsal (ACR), com o apoio da FME de Criciúma, mantém o sub-17 e o sub-20, este último jogando a Copa Santa Catarina no segundo semestre.

Cruz & Dal Pozzo em alta

Quem está em alta no cenário esportivo nacional são dois treinadores de Santa Catarina. Luiz Carlos Cruz, treinador do Cascavel (PR), eliminou o Coritiba nas quartas de finais e garantiu vaga na Série D 2024 e Copa do Brasil. Já Gilmar Dal Pozzo, treinador do Ituano, em pleno Itaquerão, mandou para casa o Corinthians. Após empate em 1 a 1, venceu nos pênaltis por 7 a 6.

Violência contra o árbitro

07/03/2023 23h00 | Atualizada em 07/03/2023 19h48 | Por: Eduardo Ventura

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) suspendeu preventivamente por 30 dias o presidente do Sergipe, Ernan Sena, pela agressão ao árbitro Bráulio da Silva Machado depois do empate diante do Botafogo, pela Copa do Brasil, na última quinta-feira. O resultado eliminou o clube nordestino do torneio. Não gostaria de iniciar a coluna desta semana com este tipo de chamada, mas se faz muito necessário pela onda de violência e desinformação que surgiu após o término da partida em Aracaju. Foi uma agressão injusta e desnecessária contra um profissional da arbitragem e seus auxiliares, com um presidente nervoso e triste pela incompetência do seu clube em campo, punido com acréscimos que constam nas regras do jogo - aliás, era para ser mais. De forma impensada, ele poderia ter desencadeado um linchamento dentro de um estádio de futebol se a torcida entra na onda e invade o campo para agredir o trio de arbitragem.

Manifesto do Sinafesc 

Li e também ouvi absurdos sobre o ocorrido. De forma correta o Sinafesc fez um legítimo manifesto contra a agressão em Sergipe. Ao fundo a torcida em coro mandava o árbitro tomar naquele lugar, num gesto de ignorância e desrespeito contra o ser humano, pai de família, que sai de casa, deixa esposa, filha e família para desenvolver tudo que aprendeu nos cursos tanto da FCF e CBF quanto FIFA, para chegar e ser agredido de forma covarde pelo presidente de um clube de futebol que deveria o receber com, no mínimo, educação. Em 2019, na Copa São Paulo de Futebol Jr, na partida do Tubarão e Mantiqueira, o então presidente da época, Dado de Oliveira, foi me receber no portão. Naquele momento seria o único veículo de imprensa para transmitir a partida em Guaratinguetá.

Rasteira em Governador Valadares

A onda de ignorância e falta de preparo rodou o Brasil. Em Governador Valadares (MG), após o apito final do jogo entre Democrata e Atlético, crianças e adolescentes invadiram o gramado para tietar o atacante Hulk. Entre eles, um menor correu pelo gramado e levou uma rasteira de um fiscal da FMF (Federação Mineira de Futebol), caindo com o rosto chão. Antes de levar a rasteira, um policial militar acertou a perna do menino com cacetete. O garoto estava acompanhado dos pais e invadiu o campo para tirar uma foto com o goleiro Everson, do Atlético. O menor conseguiu a foto após o ocorrido, mas ficou com o nariz sangrando para fazer o boletim de ocorrência.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!