O Campeonato Municipal de Futsal – Taça Marlon de Oliveira Zapellini, organizado pela DME de Capivari de Baixo, já tem os clubes confirmados e a data de início. Compõem o grupo A: Aparecida, Alvorada, América e Siderurgia. No grupo B estão: Nacional, Falter, 3 de Maio e Paraíso. A rodada de abertura será no dia 13 de junho, a partir das 19h30. O atual campeão, o Aparecida, enfrentará o 3 de Maio. No segundo jogo da noite, Siderurgia e Paraíso. No complemento da primeira rodada, dia 15, jogam América e Nacional e Alvorada e Falter. Na primeira fase, os jogos serão disputados entre o grupo A e o grupo B, com cada clube jogando quatro jogos. Avançam para as semifinais os dois primeiros de cada grupo, disputando dois jogos. A final será em partida única, sendo disputada num sábado; já o terceiro lugar, na sexta que antecede a grande final.
Meta alcançada
Vitória de virada e entrada no G-16, a zona de classificação. Embalado após o empate em 3 a 3 contra o Magnus, em Sorocaba, o elenco do Tubarão Futsal vem se ajustando a cada partida, sob o comando de Bruno Silva. A meta era buscar quatro dos seis pontos a disputar fora de casa, mas um ponto somado em Sorocaba aumentou a confiança. Numa partida com duas expulsões e um atleta deixando a quadra para levar pontos no hospital, o elenco deu a resposta de que a diretoria gostaria, e logo num jogo contra o ex-treinador do clube na temporada passada, o Morruga. Mesmo sendo vice-campeão em 2022, não fez um bom trabalho, deixando má impressão por aqui. São quatro jogos sem perder na Liga Futsal e seis, somando com a Série Ouro. O momento é de a torcida dar o seu retorno na sexta-feira, às 20h, quando recebe o Minas na Arena.
Ponto importante no RS
Estreia fora de casa com um ponto conquistado tem que ser comemorado sempre pelo torcedor colorado. Na minha modesta opinião, o 0 a 0 mostrou que a competição vai ser de jogos encardidos e que será preciso ficar atento o tempo inteiro. Rafael Pin fez boas defesas. A defesa clorada salvou duas bolas praticamente em cima da linha. Wiliam pegou uma cabeçada de Halef Pitbull aos 49 do segundo tempo e no primeiro tempo salvou um chute de Juliano. O próprio treinador Raul Cabral no fim partida confirmou ao Esporte de Primeira que o elenco tem que ficar ligado o tempo inteiro, ou seja, não pode relaxar. A competição é cheia de surpresas, e correções deverão ser efetuadas. É o reinício de um trabalho após o Campeonato Catarinense. Até pegar liga, demora um, dois ou até três jogos. Sábado que vem o adversário será o Novo Hamburgo, no Aníbal Costa.
Esporte de Primeira na Série D
Registrando a presença do Esporte de Primeira na primeira das sete partidas do Hercílio Luz fora de casa pelo Campeonato Brasileiro da Série D, no Estádio Cristo Rei, de propriedade do Aimoré de São Leopoldo. Próxima partida fora de casa será no dia 20, em São José dos Pinhais, com a minha presença e do Caio Maximiano. Acompanhe a gente pelo canal do YouTube e no app do radiosnet. Conto com a sua audiência.
O título é sugestivo logo pela situação criada na formatação de uma competição que atenderia municípios da região dos lagos, que não tem participação em competições regionais, neste caso o regional do Instituto Adesc. A competição criada pela Fair Play tem como intenção aproximar esses municípios. Foi atrás dos clubes e empresas para dar condições à realização do evento, e, por sugestão, com a inclusão de meninas para jogarem junto com os meninos. Bom, a história todos sabem. Mas, para quem não acompanhou o caso, e o lê pela primeira vez, o gestor esportivo de Paulo Lopes não aceitou. Citou a presença das meninas na competição mista como “aberração”, excluindo a sua equipe da competição. Atleta do Ceff/Ases/Insfut, Luiza jogou, fez novas amizades e encorajou pais a estimularem suas filhas para jogar também futsal e futebol de campo, pois não existe aberração quando se faz o trabalho de iniciação esportiva com seriedade, pois o treinador, além de profissional exemplar, é o pai da Luiza, e o lema do Centro de Formação é “Deixem as crianças brincarem”.
De laço e com talento nos pés
Ao entrar em quadra, Luiza foi aplaudida por todos os atletas em quadra e pelos professores e mostrou que, com apoio, ela pode ir mais longe. Em quadra, deu passes, recebeu e ajudou a conquistar a vitória pelo placar de 8 a 0. O resultado em quadra, neste momento, pouco importa, pois a Luiza venceu o mal e colocou o seu nome na história, aos 7 anos, jogando numa equipe sub-10, em que o mais velho tinha 9 anos. Fez o que mais gosta: competir jogando futsal.
Incentivo do saudoso Maccari
Aos 4 anos, através de uma bolsa doada pelo saudoso Edson Maccari, iniciava ali na Escolinha Maccari Footbal Center o contato com o esporte, no futebol de campo. Além do pai, a mãe Greice Teixeira sempre a acompanha. Aos 6, ingressou no centro de formação, do qual o pai é coordenador e professor. Aplicada aos treinos, faz as atividades juntos aos meninos sem discriminação. E no último sábado Luiza participou pela primeira vez de uma competição valendo três pontos, de laço no cabelo, como capitã da equipe.
Exemplo vem de casa
A soberba e a ignorância não podem fazer parte jamais de um profissional que se prepara para ser educador físico, ainda mais quem trabalha na iniciação esportiva. Tenho o professor Leonardo Aguiar como o avesso disso. Quando militar no Exército brasileiro, serviu na linha de frente enviada pelo governo brasileiro para ajudar a reconstruir o Haiti. Em janeiro de 2010, um terremoto matou mais de 200 mil pessoas, incluindo a catarinense Zilda Arns, no país mais pobre das Américas. Léo é o pai da Luiza, nascida em 2016.
Tudo indica que o Brasileirão Série D começará sem transmissão ao vivo. No último sábado, o grupo Instat TV divulgou um comunicado oficial afirmando que rompeu o contrato dos direitos de transmissão. O grupo detinha os direitos de transmissão da quarta divisão do futebol brasileiro até a temporada 2026. No entanto, o comunicado emitido pelo grupo alega “obstáculos insuperáveis” para cumprir com esse mesmo contrato. Cabe ressaltar que a InSports TV transmitiu os jogos do Brasileirão Série D em 2022, mas o grupo recebeu diversas críticas das torcidas pela falta de qualidade técnica nas transmissões, além do preço considerado fora da realidade brasileira. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não se manifestou em relação à transmissão da temporada 2023 do Brasileirão Série D. Por enquanto, a quarta divisão do futebol brasileiro está sem transmissão e geração de imagens garantidas.
A quem recorrer?
Fui à Associação dos Ferroviários (Oficinas), ao lado do Estádio Domingos Silveira Gonzalez, e por curiosidade entrei no Ginásio José Warmuth Teixeira para ver a situação da praça esportiva. Além do medo, a decepção por ver aquele espaço esportivo largado daquela forma. Um morador me viu e pediu para não ser identificado, mas afirmou que o local é ponto de drogas e prostituição. O espaço é vinculado ao patrimônio da União e está largado às traças. Só não levaram o ginásio nas costas pois ele ainda é de alvenaria. Mas o que conseguiram levar já levaram. Agora, a quem recorrer?, me questionou esse morador. O pior é que o CEFF tem como base do seu centro de formação a Associação dos Ferroviários, uma grande preocupação para todos. A pergunta fica para quem puder responder: até quando isso vai ficar dessa forma?
AABB promove torneio de futsal
A equipe de futsal da AABB Tubarão, sob o comando do professor Cristian (Futsal Bar Sem Lona), está organizando para os dias 27 e 28 de maio o torneio B2B.Log de futsal, nas categorias sub-20 e adulto. O objetivo do evento é arrecadar recursos para as despesas com a disputa da etapa eliminatória JESAB, em 24 de junho, em Balneário Camboriú. Os interessados podem entrar em contato com Cristian no (48) 9 9916-7749 ou Gustavo no (48) 9 9681-7459. Na inscrição da equipe adulta está incluído o almoço no dia 28. Premiação em dinheiro para o campeão e vice no sub-20, e no adulto até o terceiro lugar. A presidência da AABB é de Charles Zanardo Gomes.
O trabalho com crianças e adolescentes na iniciação esportiva precisa de estudo, empenho e dedicação. Muitas vezes, nesta área o profissional é mais valorizado quando é ex-atleta, que busca a qualificação profissional e procura o seu antigo clube para desempenhar a função de treinador. É o caso do professor Vinicius Vargas Teixeira, que completa em 2023 cinco anos de trabalho na Associação Desportiva do Futsal Tubaronense (ADFT). “Fui atleta do sub-11 até o sub-17. Anos depois, quase formado, retornei para ser estagiário e auxiliar nas categorias de base da ADFT e, desde então, não saí mais do clube”, comenta.
Atleta e apoio da família
O treinador tem 28 anos, é formado em Educação Física na UniSul e, atualmente, cursa pós-graduação em Futsal. Os primeiros passos na carreira foram pelo incentivo do pai, o professor de Educação Física e ex-diretor da antiga Comissão Municipal de Esportes (CME) de Tubarão Stélio Dias Teixeira. Além do trabalho no futsal, Vinicius se dedica ao futebol de campo, na escolinha do Maccari Football Center. Mas é na quadra que acumula títulos pela ADFT.
A conquista de títulos
No ano passado, foi campeão do regional de futsal, competição promovida pelo Instituto Adesc, nas categorias sub-9 e sub-15. Na Copa Braço do Norte de Futsal, foi campeão no sub-14 e vice-campeão no sub-12. Como toda profissão tem os momentos de altos e baixos, Vinicius destaca que o período mais difícil foi na pandemia. “A gente não sabia como seria o trabalho, ficamos vários meses sem treinar, fizemos treinos por vídeo. Mas, graças a Deus, conseguimos superar esse momento.”
Ariel Lanzini é desligado do Leão
O Hercílio Luz FC SAF informou segunda-feira, no início da tarde, o desligamento do técnico da equipe sub-20, Ariel Lanzini. Contratado na saída do técnico Filipe Mattos após o vice-campeonato da Copa Santa Catarina Sub-20, Lanzini conquistou com o clube a vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, após conquistar o vice-campeonato da Série A – Sub-20. Ao todo foram 25 jogos com 12 vitórias no comando do sub-20. Na suspensão do treinador Raul Cabral assumiu uma partida e também venceu. Na atual temporada, após a excelente participação na Copinha, Lanzini, em quatro jogos na Série A/Sub-20, venceu na estreia o Concórdia por 2 a 1. Na sequência foram três derrotas, Barra (2 a 0), Figueirense (2 a 1) e Chapecoense (5 a 1), diante dos cardeais colorados, já que a partida foi disputada no Aníbal Costa.
A estreia da ADFT/Tubarão Futsal no Campeonato Catarinense sub-17 foi com derrota, de virada, para o Joinville/Krona, em partida disputada na noite da última quinta-feira, na Arena Multiuso, em Tubarão. Em quadra, quem saiu na frente no placar foi o Tubarão, com Dudu. O empate do JEC veio ainda no primeiro tempo, com gol marcado por Lucas Poderoso. Na etapa final, o Joinville, atual campeão catarinense, seguiu pressionando, ampliando o placar com Lucas Poderoso. O destaque da partida marcou mais duas vezes. Brian e Alemão também marcaram, deixando o placar final em 5 a 1 para os visitantes. “Temos muito que evoluir nesse novo trabalho, corrigir os erros apresentados e buscar a evolução nos treinos da semana, para fazer uma partida equilibrada nos 40 minutos de jogos”, avaliou o técnico da ADFT/Tubarão Futsal, Pakito. O próximo desafio será no sábado, desta vez fora de casa, em Timbó, contra a Associação Timbó Futsal. A partida será às 19h.
Tá chegando a hora
O evento que já virou sinônimo de solidariedade em Tubarão está chegando! Neste sábado, dia 15, ex-atletas, celebridades, fãs e torcedores se reúnem para a 3ª edição do Futebol Solidário. A partida acontece a partir das 13h, no Estádio Domingos Silveira Gonzales. Em campo, os ex-jogadores Amaral, Ronaldo Angelim, André Santos, Júnior Baiano, Léo Moura e Falcão; o ex-BBB Felipe Prior; o comediante Negrete; o ator Eri Johnson; o youtuber Jukanalha; o funkeiro MC Capistrano; e o árbitro Margarida. Após o jogo, a festa começa com o DJ Michel Nizo, a banda Plano B e o cantor Léo Ferreira. Os últimos ingressos podem ser retirados no Posto Fera, na Nandi Sports do Centro de Tubarão, na Star Proteção Veicular (antigo Posto Canário) e no site Minha Entrada. Eles custam R$ 10 mais 1 kg de alimento não-perecível – que deverá ser entregue no dia do evento. O Futebol Solidário é promovido pela Star Proteção Veicular e Grupo Luzems.
Entidades beneficiadas
O principal objetivo do evento beneficente é o apoio a entidades: Lar da Menina; Apae; Abrigo dos Velhinhos; Combemtu; Fundação Educacional Joanna de Ângelis e Instituto Nossa Família. Quanto maior o número de pessoas nas arquibancadas do estádio mais solidariedade teremos para as entidades beneficiadas. Sem contar o show dentro de campo. Por isso, sua doação faz toda a diferença.
Esporte
Um dos principais nomes do jornalismo esportivo da região, o colunista traz notas exclusivas e o seu olhar atento sobre tudo o que rola dentro e fora das quatro linhas