Mesmo você tendo já a experiência de duas décadas na comunicação da região, há momentos em que a nossa missão é agradecer aqueles que nos apoiam. Chegamos à metade do turno do Campeonato Brasileiro da Série D acompanhando o Hercílio Luz nos jogos em casa e principalmente fora, sendo o único veículo a levar as emoções ao vivo dos jogos do Leão, e num modo diferente, pelo YouTube e app. Estivemos em São Leopoldo, São José dos Pinhais, Concórdia e Pelotas, todos com uma distância considerável, e sempre com a parceria nas reportagens e arriscando nos comentários de Caio Maximiano, e com o apoio de Academia Podium (professor Peter Rosa); AH2 Biomecânica; Concreto Falchetti; Costurarte; H.Fer, que agora é Reposição Ferramentas; Pirgon Confecções; Souza Antunes Empreiteira; Strawplast; Sul Bet Apostas Esportivas; e Urbano Empreendimentos Ltda.
A pressão da vitória em casa
A derrota em Pelotas pode estar na lista de jogos em que se pode perder a famosa gordura. Mas estar em terceiro com doze pontos, logo atrás o Concórdia com dez, e em quinto Camboriú e Brasil com nove pontos cada, coloca a partida desta quarta-feira na lista de vitória obrigatória. Até por conta do primeiro dos quatro jogos em casa no returno. São doze pontos em disputa, o que lhe colocaria com 24 pontos e classificado para a próxima fase. A vitória faz o Hercílio se distanciar do próprio Brasil, colocando-o na briga pela quarta vaga com Camboriú e Aimoré. Agora, se der mole em casa, é capaz de sair do G4 - situação que poderá até acontecer com uma combinação de resultados. São dois jogos-chave para os comandados de Raul Cabral: Brasil e Caxias. Claro, vamos num adversário de cada vez, mas o jogo desta quarta-feira é fundamental para não virar desespero contra o Caxias. O negócio é ter cabeça fria e buscar a melhor formação para enfrentar o Xavante. Convido você a nos acompanhar a partir das 18h, direto do Dr. Aníbal Torres Costa.
CEFF na Copa Fair Play de Futsal
O CEFF entrou em quadra no sábado disputando os jogos da segunda rodada da 1ª Copa Fair Play de Futsal. As partidas foram disputadas em Paulo Lopes, que fez a sua estreia na competição após o prefeito exonerar o vereador e agora ex-diretor de Esportes do município, o qual negou a participação de meninas na competição, chamando de “aberração”. Com aceitação dos clubes após pedido do mandatário de Paulo Lopes, a tabela foi alterada e a bola rolou nas categorias sub-11, 13 e 15. O CEFF venceu nas categorias sub-11 (7 a 1) e sub-15 (6 a 0); já no sub-15 saiu de quadra derrotado por 4 a 0. O destaque da rodada saiu da partida do sub-11, com Caio Machado como o artilheiro da partida com três gols marcados e Vitor Nandi, com sua visão de jogo, seguro na defesa, contribuindo com seus companheiros para a vitória. No próximo sábado as atenções se voltam para a sexta rodada do regional da Adesc, em que recebe a CME de Armazém no ginásio da Ases.
O esporte a cada dia nos proporciona momentos inesquecíveis. No sábado, por exemplo, tive a oportunidade de acompanhar a rodada da Adesc, realizada em Orleans, entre DME de Orleans e CEFF de Tubarão. Com transmissão exclusiva do Esporte de Primeira no Youtube, foram exibidos quatro jogos, com os seguintes resultados : sub-9, 1 a 1; sub-11, 5 a 0; sub-13, 1 a 0; e sub-15, 2 a 4. Não vou abordar tabela de classificação após a rodada, mas quero destacar o encontro esportivo, a educação dos atletas e, principalmente, a presença dos pais e familiares nos jogos. Outro que também prestigiou foi o prefeito Jorge Koch, incentivando os jovens atletas e cumprindo o papel de gestor. Ele mesmo comentou conosco que, por meio do esporte, as crianças e os jovens ficam longe das coisas ruins que a vida oferece.
Equilíbrio
Um jogo equilibrado e empolgante foi registrado no empate em 1 a 1 na categoria sub-9. Mesmo saindo na frente no placar com gol de Heitor e cedendo o empate ainda no primeiro tempo, o CEFF mostrou que o trabalho feito ao longo da semana está em crescente evolução, com forte marcação, saída de jogo pelas alas e, principalmente, buscando a vitória em todos os momentos. No sub-11, a DME de Orleans tem um fixo chamado Vitória, que joga acima da média. Segurou os tubaronenses, para quem, mesmo em alguns momentos conseguindo equilibrar o jogo, faltou o gol. Depois da derrota por 5 a 0, agora é erguer a cabeça e seguir para a próxima rodada, pois há ainda dois jogos para buscar a classificação às semifinais.
A competitividade de Sena
O choro é algo que em certo momento conforta o atleta, pois a emoção contagia, seja por uma grande conquista, seja quando algo não sai como o esperado. É o caso de Sena, fixo de naturalidade australiana. Abatido com a derrota por 1 a 0 na categoria sub-13, ele desabou aos prantos. Nesse momento entra o papel do educador. O professor Leo Aguiar reuniu o grupo e conversou de forma lúdica, mostrando para Sena e outros atletas que eles lutaram, sim, e buscaram o resultado do empate, que não aconteceu. O choro de Sena mostra o nível de competitividade dos meninos em quadra. Eu também quando jogava não gostava de perder, mas é nas derrotas que você aprende a ser vencedor. Além do australiano Sena, a DME de Orleans teve a presença do atleta de origem Haitiana, o bom de bola Roschild.
Vitória suada no sub-15
O melhor jogo da rodada ficou para a categoria sub-15. Um pivô do CEFF chamado Caio comeu a bola, como se diz no jargão popular. Foi uma vitória conquista nos minutos finais. O CEFF abriu 1 a 0, com gol marcado por Caio, e levou a virada com dois gols de André. De falta Tiago empatou, e Caio, num lindo lance individual, marcou o terceiro e também o quarto gols. Em resumo, trata-se de um trabalho de qualidade feito não só pelo CEFF, mas também pela DME de Orleans, dirigida pelo professor João Ribeiro, com os trabalhos de quadra coordenados por Felipe Bonetti. O nosso esporte da região da Amurel tem uma qualidade acima da média. Esses meninos, quando lapidados, podem tranquilamente ganhar o mundo do esporte, com educação aliada à boa qualidade técnica. Sem dúvida, um sábado para ficar registrado na memória pelos bons jogos e excelente recepção em Orleans.
A tarde fria, típica de outono, mostrou o quanto tem que se estar ligado 100%, nos jogos do Campeonato Brasileiro da Série D. Mesmo sendo surpreendido por um recuo involuntário do volante Igor Silva, que mais uma vez fez grande partida, viu-se o foco e a meta bem definida pelo elenco do Hercílio Luz. A surpresa veio no aquecimento. Halef Pitbull sentiu desconforto muscular, informação relatada pelo repórter do Esporte de Primeira, Caio Maximiano. Giovani foi o seu substituto, iniciando como titular na competição nacional. Foi dele o gol de empate, aos 35’ da etapa inicial. O gol do Camboriú foi marcado por Rian Felipe, aos 25’, após receber o passe involuntário de Igor Silva. Na etapa final, mesmo pressionando o adversário, o gol veio após uma cobrança de escanteio. Rafael Lima, aos 28’, fez o gol da virada e da vitória colorada. Com oito pontos, o Hercílio Luz é o vice-líder do grupo 8. Próxima rodada será fora de casa, no domingo, dia 4, em Concórdia.
Com racismo não tem jogo
Na nossa transmissão do Esporte de Primeira aderimos à campanha da CBF contra o racismo. Na partida contra o Aimoré, Rafael Lima sofreu com isso. Vinicius Jr, do Real Madrid, é perseguido por torcedores no campeonato espanhol. E partiu do zagueiro, capitão e líder do elenco colorado, ao marcar o gol da virada que deu a vitória ao Leão do Sul, o punho cerrado - um símbolo da luta antirracista, que expressa a unidade, a força e o orgulho do povo preto. Na narração do gol, confesso que me emocionei pelo gesto. E seguimos na luta interminável contra o racismo.
Agora, sim, temos o camisa 10
Pela coletiva pré-jogo o comandante colorado deixou visível que teria alteração na equipe inicial. Não que não estivesse rendendo o esperado, mas Anderson Ligeiro cedeu a vaga para a estreia de Felipe Menezes. O experiente jogador não só correspondeu no período em que esteve em campo, mas no posicionamento do atacante Juliano. Sem dúvida a melhor dos quatro jogos, uma dobradinha interessante com o lateral Kaike, deixando o Hercílio Luz ofensivo pelas laterais, já que Cleiton e Leozinho faziam a movimentação pela direita. Raul Cabral citou essa dificuldade nas partidas contra Novo Hamburgo e São Joseense. Na sua leitura de jogo, a troca foi providencial. Tanto que Anderson Ligeiro entrou muito bem e teve uma chance de marcar o terceiro gol colorado, nos acréscimos, mas foi bloqueado pelo volante Balotelli.
Evento de sucesso
Foi realizado no sábado, na sede da AABB Tubarão, o torneio de futsal B2B.Log, organizado pelo Bar Sem Lona Futsal em parceria com AABB. Em quadra as equipes do Ajax, Real Madrid, Os100Limites, Barca FC, Gigante da Colina e Milan B. Após intensa disputa, o título ficou com o Gigantes da Colina; em segundo lugar, Barca FC; e com a terceira colocação o Ajax. Em conversa conosco, o organizador Cristian Medeiros agradeceu a participação das equipes: “Foi um evento esportivo muito bem disputado, com atletas de várias cidades da região, o que nos deixou muito satisfeito. Parabenizamos o campeão e as demais equipes pela participação”. O Bar Sem Lona Futsal representará AABB Tubarão na Jemab, em 24 de junho, em Balneário Camboriú. Ao lado das AABBs de Itajaí e Florianópolis, irá disputar a única vaga na Jesab (fase estadual), que ocorrerá na capital entre os dias 1º e 3 de setembro.
O Centro de Formação Futsal e Futebol (CEFF)entrou em quadra, no último sábado, para disputar a quarta rodada do Campeonato Regional de Futsal, promovido pelo Instituto Adesc. Enfrentou a CME de Santa Rosa de Lima. Os jogos foram disputados no Ginásio Edson Bez de Oliveira Filho, em Santa Rosa de Lima. Na categoria sub-9, vitória pelo placar de 3 a 1. Com o resultado, o CEFF assumiu o terceiro lugar da chave B, com quatro pontos em dois jogos. A liderança é da CME de Gravatal, que soma sete pontos em quatro jogos. No sub-15, vitória do CEFF pelo placar de 3 a 0. Essa foi a primeira vitória na competição, em dois jogos disputados. Na classificação do grupo B, o CEFF ocupa o terceiro lugar, com três pontos. O líder é a CME de Gravatal, com sete pontos em quatro jogos. Ao final da primeira fase os quatro primeiros colocados avançam para a fase eliminatória da competição, que tem término previsto para novembro.
E o Renan Bressan, hein?
Contratado durante o Campeonato Catarinense da Série A, estreou em 26 de fevereiro, na vitória do Hercílio Luz por 1 a 0 contra o Joinville. De lá pra cá foram sete jogos com a camisa do Leão, sendo que em nenhum atuou por 90 minutos. Seu último jogo foi contra o Criciúma, do qual participou por 12 minutos. Com a campanha colorada no Brasileiro da Série D, e pela sua experiência, Bressan foi relacionado para os dois primeiros jogos e não entrou em nenhum deles, e no fim de semana, contra o São Joseense, sequer foi relacionado. Na coletiva pós-jogo, Raul Cabral foi indago pelo repórter Giovane Martins/Rádio Tubá. O comandante colorado afirmou que foi opção dele para a partida não relacionar Renan Bressan: “Segue no elenco trabalhando para buscar o espaço dele no time titular e opção no banco também”.
Menezes e Bressan
Não quero discordar do treinador colorado, pois a decisão é dele, para buscar o melhor rendimento na equipe. Mas, por três vezes, reclamou no pós-jogo que falta ainda mais aproximação do meio com o ataque. Cabral busca alternativas no elenco. Com Bressan e a recuperação de Felipe Menezes, que ainda não fez sua estreia, quem sabe por aí pode pintar uma alternativa. Veremos, sábado, contra o Camboriú.
Taça Daniel Antônio Gonçalves
No domingo, foi realizado o complemento da primeira rodada do Campeonato Municipal da Cidade Azul – Taça Daniel Antônio Gonçalves Panifício Km 60. Destacamos os jogos do grupo B. Na categoria júnior, derrota do Pinheirinho para o Palmeiras pelo placar de 1 a 0; no outro jogo desta rodada, o Ecus perdeu para o União Operária pelo placar de 3 a 1. Na categoria principal, o Pinheirinho foi goleado pelo Palmeiras por 5 a 1. O Ecus foi derrotado pelo União Operária pelo placar de 2 a 0. A segunda rodada será disputada no próximo domingo, dia 28. Às 15h30, no Estádio Antônio Silvestre, em Congonhas, confronto de líderes: jogam Palmeiras e União Operária. No mesmo horário, na Arena Sertão, no Sertão dos Correas, o Ecus recebe o Pinheirinho. Quem vencer segue vivo para buscar uma das duas vagas para as quartas de finais. A partida marcará a presença do Esporte de Primeira, que transmitirá a partida a partir das 15h.
Pouco mais de mil pessoas foram ao Aníbal Costa acompanhar a vitória colorada pelo placar de 1 a 0, com o gol marcado pelo zagueiro Walace. No final da partida, nos microfones do Esporte de Primeira, o zagueiro exaltou o apoio da família e a confiança do clube em contratá-lo. A vitória, com os resultados da rodada, deixa o colorado no terceiro lugar com quatro pontos, em seis disputados, e dentro do G-4. O colega de defesa Rafael Lima não gostou da atuação, mesmo vencendo, demonstrando o nível de competitividade do atleta. Raul Cabral busca nesta nova formação organizar o time taticamente. Eu penso que faltam alguns detalhes, que, com os treinamentos, serão corrigidos. A competição exigirá muito mais nas próximas rodadas. Por conta disso, Cabral não quer correr riscos e ficar longe do objetivo do clube na primeira fase.
Sábado de integração no CEFF
No sábado, na Associação dos Ferroviários, em Oficinas, o Centro de Formação Futsal e Futebol (CEFF) realizou uma integração com a Escolinha do Belo, de Imbituba. Além de realizar os jogos contra uma equipe parceira de nossa região, leva ao encontro, além da integração, a troca de cultura com cidades e modelos diferentes de treinamento, e as crianças ainda podem fazer novas amizades. Tanto lá quanto cá, os meninos são observados e ganham oportunidades de jogar em competições regionais, pelo Centro de Formação ou pela Escolinha do Belo.
Visita de cortesia
Com a presença do fixo Marinho e do presidente da ADFT/Tubarão Futsal, Eduardo Rigotti, o clube foi recebido no Campi Tubarão pelo diretor de operações Brasil I - Ânima, Rafael Ciccarini. A Unisul - marca do Grupo Ânima - é uma das parcerias do clube na temporada. Participaram ainda do encontro a gerente geral da Unisul, campi Tubarão e Braço do Norte, Daniela Correa, e o diretor geral da Unisul, Rodrigo Alves.
Esporte
Um dos principais nomes do jornalismo esportivo da região, o colunista traz notas exclusivas e o seu olhar atento sobre tudo o que rola dentro e fora das quatro linhas