Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025
Tubarão
35 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
35 °C
19 °C

COLUNISTAS

Empate e muitas avaliações

18/07/2023 20h21 | Atualizada em 18/07/2023 20h21 | Por: Eduardo Ventura

Recebi inúmeros questionamentos do empate do Hercílio Luz contra o Novo Hamburgo pelo placar de 5 a 5. Abriu 5 a 1, mas cedeu o empate. Em tempo de manipulação de resultados, claro que poderia levantar suspeitas. Quem nos ouviu no Esporte de Primeira Web sabe que não foi nada disso, aliás muito bem explicado na coletiva com o técnico Raul Cabral. Já classificado, com a primeira colocação garantida e não precisando de saldo de gols, o resultado atípico foi muito válido para dar minutagem para quem não vem jogando. Hugo Almeida, acima da média, pediu passagem para o time titular. Guilherme Lazaroni, na função de lateral, foi muito bem. Foi dele a jogada do pênalti em que Da Silva marcou o terceiro gol. Viu-se também a possibilidade de Dener ser utilizado na função de zagueiro. Pois isso tudo só seria possível classificado. Raul fez o certo, claro, em comum acordo com a comissão.

Ton deixa o Tubarão

Eu acredito que muitas pessoas também devem comungar do mesmo pensamento que tenho: o futebol “profissional” não permite mais aventureiros. Basta toda a história que o Tubarão FC viveu com os alemães. Duas décadas depois, com a criação da SPE, já com a nomenclatura de Atlético Tubarão, também sucumbiu. Largado e sem projeção alguma, a SPE promove a terceirização das categorias de base, pois não tem como fazer a gestão. Naufraga também. Essa aventura e a falta de experiência prejudicaram um profissional que buscou, mesmo nas dificuldades, fazer o seu trabalho. Nessa projeção, Ton já vinha sendo sondado pelo clube associativo, para fazer parte da comissão que vai disputar a Série C. Mas pelo fato de ter esse contato, e o locatário do clube não gostar, foi demitido na sexta-feira. Sem reversão, na segunda-feira Ton comunicou sua saída. Um verdadeiro absurdo. Mas Ton segue o trabalho de treinador e deve voltar ao clube para a disputa do acesso.

Canga assume

Com a saída do Ton, o Tubarão anunciou a contratação do equatoriano Abraham Alberto Mina Canga, que possui as licenças A, B e C na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), além de formação em Análises de Desempenho pela Academy da CBF e outros cursos internacionais. Ele traz consigo uma bagagem de conhecimento adquirida em seus trabalhos anteriores, com passagens por clubes do Estado, como o Camboriú e Brusque, onde atuou nas categorias de base nos anos de 2015 e 2016 e como auxiliar técnico da equipe profissional em 2013. A estreia será no sábado contra o Blumenau, no Domingos Gonzalez.

Estadual dos Joguinhos Abertos

Com aproximadamente 200 atletas, nos naipes masculino e feminino, a delegação de Tubarão embarca nesta quarta-feira para Curitibanos, cidade do meio-oeste catarinense que sediará a 35ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Nesta terça-feira parte da equipe de apoio da Fundação Municipal de Esporte já embarcou para a cidade, para preparar o alojamento e receber a delegação no dia seguinte. A 35ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina ocorre entre os dias 19 e 29 deste mês, com mais de 4 mil atletas de 77 cidades catarinenses, com idades entre 15 e 19 anos. É a quarta vez que Curitibanos sedia a competição organizada pela Fesporte.

Tradição em família   

11/07/2023 20h00 | Atualizada em 11/07/2023 20h01 | Por: Eduardo Ventura
Divulgação/Folha Regional

A família Soares nunca escondeu o seu amor pelo Hercílio Luz. Os irmãos Joares e José desde crianças frequentam o Aníbal Torres Costa. No sábado um momento ímpar em família: da esquerda para a direita, o escrete está montado com Hiago Correa Soares, Jeison Douglas Soares, o irmão de Joares, José de Souza Soares, e Joares de Souza Soares, avô de Hiago e pai de Jeison. Além de torcedores, nos jogos fora e em casa acompanham o trabalho do Esporte de Primeira. Jeison chama a família e coloca no telão a nossa transmissão, esperando o “Solta o hino”. Hiago acompanha o pai e sonha, como toda a torcida colorada, com o acesso à terceira divisão do futebol brasileiro.

Seriedade e comprometimento

Na temporada são 27 jogos sob o comando de Raul Cabral. Um terceiro lugar no Campeonato Catarinense na mudança de chave e uma competição nacional. Garante com duas rodadas de antecedência o primeiro lugar, com cinco pontos de vantagem para o segundo colocado. Esse é o Hercílio Luz SAF, organização dentro e fora de campo, com os profissionais cada um cumprindo com a sua função. Mas essa classificação é mérito de todos, desde o pessoal que cuida da manutenção do gramado, a turma que faz a alimentação dos atletas, comissão técnica, atletas, gestores. É um presente para a sua torcida, que a cada partida vem aos jogos e sonha com um final de ano mágico. Aos poucos tudo vai se construindo. Basta apoiar, acreditar e seguir com seriedade no trabalho.

Novo Hamburgo vs. Hercílio Luz no EP

Chegamos à décima terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série D. O líder do grupo 8, o Hercílio Luz, vai até o Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul, enfrentar o Novo Hamburgo. A vitória fora de casa lhe garante a classificação em primeiro lugar do grupo. O Esporte de Primeira transmite a partida, a partir das 15h, com show de informações do jogo e da rodada deste grupo 8. Você terá a minha narração, com reportagens e comentários de Caio Maximiano. Contamos com a sua audiência e agradecemos muito os nossos parceiros: Academia Podium (professor Peter Rosa); AH2 Biomecânica; Concreto Falchetti; Costurarte; Reposição Ferramentas; King Of Chicken - Tubarão; Pirgon Confecções; Souza Antunes Empreiteira; Strawplast; Sul Bet – Apostas Esportivas; e Urbano Empreendimentos Ltda. Acompanhe ao vivo pelo YouTube e app Radiosnet: Esporte de Primeira – “A emoção do futebol nas ondas da web”.

Peixe goleia o Flu

Com bom público no Domingos Silveira Gonzalez, o Tubarão carimbou o líder do Campeonato Catarinense Série C/sub-20 com vitória por 4 a 1. Com o resultado, o Peixe fica muito perto de confirmar a sua classificação para as semifinais. Com cinco jogos e oito pontos na tabela de classificação, os meninos da vila folgam na próxima rodada e fecham a primeira fase recebendo o Blumenau na Vila. Aos poucos o trabalho do técnico Ton vai mostrando a sua qualidade com o elenco tricolor.

Run4health no Treviso Run

04/07/2023 20h01 | Atualizada em 04/07/2023 20h02 | Por: Eduardo Ventura

O domingo foi de vitória e recordes pessoais quebrados pela equipe da Run4health. Sob a coordenação do professor Peter Rosa, 33 atletas participaram do 2º Treviso Run. A equipe conquistou ao todo treze troféus e 33 medalhas, sendo a segunda melhor equipe. Destaque para dois atletas com deficiência visual: Jeisilene Lilian guiou Pedro Rogerio; já o Henrique conduziu o atleta Daniel. O professor Peter Rosa, em conversa conosco, elogiou a postura da sua equipe e, visivelmente emocionado, destacou o número expressivo de troféus e medalhas, com a presença no pódio dos atletas Pedro Rogerio e Henrique. Segundo Peter, o trabalho segue para as próximas competições que estão inseridas no calendário da Run4health.

Importante presença da torcida

O empate em Itajaí contra o Camboriú foi um prêmio para os cerca de 50 torcedores que se deslocaram até o Gigantão das Avenidas para acompanhar uma atuação de luxo do Hercílio Luz. Eles foram brindados com um golaço de Renan Bressan, marcado aos 44 do segundo tempo. Restando três partidas, com 22 pontos e sete de diferença para o Concórdia, que é o quinto colocado, os comandados de Cabral pavimentam a primeira colocação do grupo, sem ser incomodados. Uma campanha irretocável até o momento. Em 11 jogos, são seis vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. São 10 gols marcados e cinco sofridos. Vem aí o São Joseense no sábado. Eles, sim, precisam vencer, e o Hercílio vencendo dispara na liderança.

O retorno da credibilidade

O clube associativo - já foi comentado neste espaço - deixou claro, mas muito claro que o trabalho efetuado na base não estava de acordo com o seu pensamento. A decisão feita em conjunto com a K2 Soccer, que no momento não tem nenhuma condição de seguir com a gestão do futebol, recoloca o clube associativo na gestão do futebol profissional. Em 2016 repassou e assinou a formação da SPE. Teve o lado bom da gestão, mas o desleixo por parte de quem tinha a caneta cheia derrubou o clube para a terceira divisão, o que culminou com a falência da K2 Soccer. O momento não é de caça às bruxas. Mas, desde o início da terceirização da gestão para a empresa Elevation Soccer, as falhas cometidas durante este curto período chamaram a atenção do presidente José Martins e do conselho deliberativo, que buscam o retorno do Tubarão para a segunda divisão do futebol de Santa Catarina.

Gestão profissional

Agora com liberdade para fazer a gestão do futebol profissional, o próximo passo é organizar o departamento de futebol, onde o mês tem 30 dias, e não 60, 90 ou não pagar mesmo. No grupo de apoio constam empresários de credibilidade da cidade. Eles irão dar um voto de confiança neste novo grupo gestor, que tem já cerca de três meses e um plano de trabalho traçado. Claro que nomes conhecidos do nosso futebol, cito Nazareno Silva, terão as portas abertas novamente para contribuir com o clube da Cidade Azul. A competição, mesmo sendo sub-23, tem custo elevado, pois, além de salários, demanda alimentação, viagens e o dia a dia. O objetivo é buscar o acesso.

Algo raro no futebol, infelizmente   

27/06/2023 19h41 | Atualizada em 27/06/2023 19h41 | Por: Eduardo Ventura

A honestidade vem do caráter do ser humano. É um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É a firmeza e coerência de atitudes. O caráter é o que define a personalidade e a índole de uma pessoa. Trago isso bem definido pelo nosso dicionário Aurélio, pois a atitude do capitão do Hercílio Luz, Rafael Lima, é digna de aplausos, logo num lance em que o árbitro e a assistente se atrapalharam. A bola havia saído pela linha de fundo. A árbitra assistente chama o árbitro para corrigir o lance de um suposto gol. Em meio à confusão, o capitão colorado afirmou que a bola não havia ido para o gol, e, sim, pela linha de fundo. Lance também registrado pelo repórter do Esporte de Primeira, Caio Maximiano, afirmando primeiro que todos que a bola havia saído pela linha de fundo. O gesto de Rafael evitou grande confusão, para a arbitragem e o clube visitante.

Jogo de xadrez

Restam quatro jogos para encerrar a primeira fase. Como são duas partidas em casa e duas fora, e com quatro jogadores pendurados pelo segundo cartão amarelo, é bem provável que Raul Cabral irá mesclar com o seu reserva imediato, para antecipar o terceiro cartão amarelo em duas etapas. Giovani, Juliano, Cleiton e Jonathan Cabeça seguem com dois cartões; já com um cartão a lista é extensa: Anderson Ligeiro, Rafael Pin, Renan Bressan, Davi Lopes, Erik , Wallace, Iago Hass, Igor Silva, Kaike, Luis Renan, Leozinho e Raynan. No próximo sábado, contra o Camboriú, em Itajaí, Cabral poderá ter as ausências de Cleiton e Juliano, ambos entregues ao departamento médico colorado com contratura muscular posterior da coxa direita. Mesmo que seja de forma preventiva, e com quatro pontos de folga para o segundo colocado, em 12 a disputar, a meta é ser o primeiro colocado do grupo 8.

Não se briga com a notícia

Quando a fase é boa tudo conspira. Ouvi isso ontem num veículo de comunicação, sem desmerecer o feito, até agora, do nosso colorado. Claro que não podemos comparar o nível de clubes da Série A com os da Série D e os adversários que eles enfrentam com os que o Hercílio Luz enfrentou. Mas, em relação a este momento, não é que a fase é boa, é, na verdade, a consolidação de um trabalho. Em sua coluna no Portal SC Todo Dia, o jornalista e amigo Matheus Aguiar comentou que a sólida defesa colorada está lhe credenciando para um algo a mais na temporada: “emerge como exemplo vivo de solidez tática aliada a um sistema defensivo coeso”, citou Aguiar. De forma inteligente o jornalista retrata o que é essa segurança coletiva. A lição foi na semifinal da Copa SC contra o Juventus, e lá se vão quase 600 dias. É saber usar as palavras certas no momento correto, e não ser colunista por oportunismo. Muito menos fazer cópia do que já está publicado e usar como fonte, buscando notoriedade de um feito histórico que não iniciou no sábado, e, sim, em novembro de 2021.

Camboriú vs. Hercílio Luz no EP

No próximo sábado, o Esporte de Primeira marcará presença em Itajaí, com a realização da décima primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série D. A partida será realizada no Estádio Dr. Hercílio Luz, local do mando de jogos do Camboriú. A nossa jornada iniciará às 16h com muitas informações deste grande jogo e dos demais da rodada. Conto com a sua audiência, e agradecemos muito os nossos parceiros: Academia Podium (Professor Peter Rosa); AH2 Biomecânica; Concreto Falchetti; Costurarte; H.Fer agora é Reposição Ferramentas; Pirgon Confecções; Souza Antunes Empreiteira; Strawplast; Sul Bet – Apostas Esportivas e Urbano Empreendimentos Ltda. Acompanhe ao vivo pelo YouTube e app Radiosnet. Esporte de Primeira – A emoção do futebol nas ondas da web.

Noite da superação em Caxias   

20/06/2023 19h35 | Atualizada em 20/06/2023 19h35 | Por: Eduardo Ventura

Eu penso que, numa partida de futebol, você jogando em casa ou fora tem sempre que pontuar. Em certos momentos sou questionado - mas, Ventura, a gente consegue ganhar na casa deles? A minha resposta é sempre sim! Agora vamos analisar. O clube treina, os atletas recebem orientações da comissão técnica sobre como joga o adversário, seus pontos fortes e fracos, mas tudo se resolve dentro de campo, e na maioria das vezes com bastante adversidade. Na vitória colorada tinha tudo para ser um resultado adverso. Rafael Pin sente um desconforto muscular faltando 15 minutos para iniciar a partida. O reserva imediato, Iago Hass, inicia a partida. Rafael Lima sente desconforto na coxa direita. No momento pensei: vai sair para ser preservado. Que nada! Foi até o fim. Mas o que deixou a partida mais interessante, para o nosso lado, foi o gol de Juliano, aos dez do primeiro tempo. O único tento não só garantiu a vitória, mas a liderança do grupo 8 - e muito perto da classificação à segunda fase da competição.

A união do elenco

Tanto o atacante Juliano quanto o técnico Raul Cabral foram unânimes na entrevista ao fim da partida, no Estádio Centenário, onde o jogo foi decidido em dois lances: claro, no gol do Juliano, aos dez do primeiro tempo, e a defesa por Iago Hass da cobrança de penalidade batida por Eron, aos 40 minutos do segundo tempo. O adversário jogava com dois atacantes de referência, e o gol poderia aumentar a pressão e levar à virada. Mas a competência do grupo de jogadores fez a diferença. Tanto em campo quanto os que não entraram torciam e incentivavam os seus companheiros. O nono degrau, num total de vinte, foi o mais difícil de subir. Restam cinco jogos, e a meta é somar o maior número de pontos, tanto no Aníbal Costa quanto fora dele, pois lá na frente os pontos somados vão fazer grande diferença para jogar a segunda partida dos mata-matas em casa.

Venha para o arraiá colorado

Agora na liderança, e o jogo sendo sábado à tarde, dia de São João, vamos fazer o arraiá diante do Concórdia. O Galo do Oeste vem para dar a sua última cartada na competição, ou seja, vem para vencer de qualquer maneira. Com a presença do torcedor, a luta para se manter na liderança é um grande motivo para acompanhar a partida no Estádio Dr. Aníbal Torres Costa, em Tubarão. A partida poderá garantir uma das quatro vagas na próxima fase, pois, chegando aos 21 pontos, cria-se uma boa margem para o quinto colocado. Então, torcedor, te encontro no Aníbal, claro, com a transmissão do Esporte de Primeira, a partir das 14h, no YouTube e no Radiosnet.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!