Robson (nome fictício), um cliente querido, havia comprado um imóvel para sua família e o financiou.Tudo ia bem, eles estavam felizes e com várias projeções de futuro pessoal, até que a notícia de venda da empresa em que ele trabalhava começou a circular entre os funcionários.
Logo a informação do seu desligamento da empresa o deixou angustiado. Sem chão e com medo de perder o teto, nos procurou para ajudarmos a vender o imóvel.
Percebemos a tristeza, as emoções divididas e, claro, a vontade de encontrar uma solução, sem abrir mão de sua casa própria, a segurança da família.
Foi quando, despretensiosamente, o levamos a acolher a vulnerabilidade e mandar embora a vitimização, ou seja, não culpar as circunstâncias e pessoas, entender as emoções e pensar com clareza.
Escolhemos uma data-limite para a decisão sobre seu imóvel. Enquanto isso, ele decidiu ousar, investindo em algo que amava fazer e era um hobby. Nunca havia imaginado que um talento executado somente nas horas vagas poderia ser sua principal fonte de renda.
Deu tão certo que os seus rendimentos passaram a ser três vezes maior do que o que tinha na empresa anterior e conseguiu acelerar os pagamentos de seu imóvel, vislumbrando outros investimentos.
Com esse relato, queremos estimular você a ter olhos bons sobre qualquer situação, inclusive as ruins. Superar adversidades, as pressões e crises da vida pode nos fazer mais fortes e criativos. Somos adaptáveis e devemos buscar sempre melhorar, não estagnar ou retroceder.
1. Pense no que você é bom. Qual talento ou característica o diferencia dos demais? Entender e valorizar nossas diferenças é essencial.
2. Imagine quem poderá beneficiar-se de seus talentos. Quais dores você solucionará? Quando temos um porquê, encontramos um como.
3. O que precisa investir de tempo, dinheiro ou qualquer outra coisa para colocar em prática?
4. Estabeleça data para colocar em prática.
5. Explore as ideias e visualize-se realizando, percebendo os sentimentos ao fazer dar certo.
6. Aja com consciência e não tenha medo de mudar quantas vezes for preciso.
Nosso cliente mudou de ramo, criou expectativas maiores com seus rendimentos e trabalhou com afinco para realizar o objetivo dele, que era manter a família segura da casa própria. Quitou seu imóvel antes do prazo combinado e pôde fazer mais e bons investimentos, inclusive de tempo, pois a nova profissão possibilitava fazer seus horários diferentes.
Isso não quer dizer que devemos sair de nossos empregos e mudarmos radicalmente, mas, sim, enxergarmos possibilidades em meio ao caos.
Invista em você, em seus talentos, seus recursos.
Ajuste-se!
Investimento e desenvolvimento
Com atuação na área de investimentos há quase 20 anos, compartilha dicas e informações essenciais, com insights valiosos, para o desenvolvimento pessoal e profissional, com foco em rentabilidade sustentável