Sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Tubarão
20 °C
17 °C
Fechar [x]
Tubarão
20 °C
17 °C

COLUNISTAS

Antes de tudo, os conceitos!

07/11/2023 21h24 | Atualizada em 07/11/2023 21h24 | Por: Luiz Antonio "Maninho" Duarte

Inovação é um termo que é frequentemente usado em diversos contextos, mas o que exatamente ela significa? Existem várias definições para inovação, porém, em geral ela pode ser descrita como um processo de criação e implementação de novos produtos, serviços, modelos de negócios, processos ou procedimentos.  

Joseph Alois Schumpeter, uma das personalidades póstumas mais respeitadas dentro do cenário econômico (fevereiro de 1883 – janeiro de 1950) e que em muito contribuiu para o estudo da Inovação, sempre defendeu o fato de que as atividades empresariais e o poder de mercado sempre giraram em torno da Inovação. A partir de suas teses, Schumpeter procurou provar que a inovação originada pelas organizações sempre proporcionou resultados melhores do que a simples concorrência de preços.

Ainda, partindo do princípio de que o termo inovação é, por muitas vezes, confundido com tudo aquilo que é “novidade”, muitos autores relatam seus pontos de vista em relação ao termo.    

Peter Ferdinand DRUCKER, pai da administração, diz que a inovação é a ferramenta específica dos empresários, o meio através do qual eles exploram a mudança como oportunidade para um negócio ou um serviço diferente. É possível apresentá-la sob a forma de disciplina, aprendê-la e praticá-la.    

A inovação pode ser incremental, quando novos produtos ou melhorias são adicionadas ao que já existe; radical, quando existe uma ruptura na forma como as coisas são feitas e um novo produto é criado; ou ainda exponencial, quando cria tendências suficientes para que uma linha exponencial de crescimento possa ser integrada ao sistema existente. 

Independentemente do tipo de inovação, ela é sempre benéfica para a empresa, pois gera valor para os clientes, traz redução de custos e ainda melhora a competitividade.

Apesar de ser benéfica para as empresas, a inovação nem sempre é fácil de implementar. Ela requer uma mudança de cultura, o envolvimento de todos os funcionários e um processo de implementação bem planejado.

Para que a inovação seja bem-sucedida, é necessário que as pessoas envolvidas acreditem no seu potencial e estejam dispostas a colaborar.

A inovação é uma importante ferramenta para as empresas que desejam permanecer competitivas no mercado. Ela traz diversos benefícios, como aumento da competitividade, redução de custos, criação de novos produtos e melhoria da qualidade dos serviços. 

Na próxima semana vamos pontuar os principais termos usados no mundo da inovação. 

Se prepare! Aperte o cinto, Dorothy, porque Kansas vai sumir do mapa (ref. Matrix)!

Luiz Antonio "Maninho" Duarte

Inovação e tecnologia

Poucas palavras estão hoje tão em alta quanto inovação, tecnologia e empreendedorismo. A cada semana, Maninho leva você a uma viagem por esse universo desafiador e também muito inspirador

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!