Sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Tubarão
20 °C
17 °C
Fechar [x]
Tubarão
20 °C
17 °C

COLUNISTAS

Como gerenciar a inovação

05/12/2023 21h37 | Atualizada em 05/12/2023 21h38 | Por: Luiz Antonio "Maninho" Duarte

Saudações, inovadores! Hoje vamos falar um pouco sobre como gerenciar a inovação. Let’s go!

Uma empresa dificilmente irá começar com competências plenamente desenvolvidas para organizar e administrar a inovação. O processo de aprendizado é de tentativa e erro, e com o tempo, a empresa determina os comportamentos que funcionam, os quais serão repetidos e consolidados em um padrão de rotinas. 

O passo inicial para o gerenciamento da inovação é uma série de questionamentos, respondidos com veracidade e transparência. 

1. Temos os mecanismos facilitadores necessários para o processo de inovação? 

2. Temos uma estratégia de inovação clara, bem divulgada e implementada com eficiência?

3. Temos atitudes dentro da organização que promovam uma atmosfera de apoio à inovação? 

4. Criamos, administramos e impulsionamos relacionamentos externos para a inovação aberta? 

5. Conseguimos capturar o aprendizado para desenvolver as competências da gestão da inovação?  

O que não falta são pessoas e empresas oferecendo soluções milagrosas para os problemas da sua empresa. Mas se você não os conhece profundamente, pode estar correndo o risco de comprar soluções que não vão trazer o resultado esperado. 

Após responder as perguntas acima, vamos buscar a inovação!  

Como buscar a inovação?  

A inovação é uma competência dinâmica e transversal em todas as áreas da empresa. Ela precisa ser atualizada e expandida constantemente. Sendo assim, a busca pela inovação deve fazer parte da rotina de qualquer empresa. Para isso, podemos empregar algumas ferramentas e estratégias que facilitam o processo: 

a) Motivar o empreendedorismo interno: Reconhecer a experiência e as ideias dos colaboradores. John Tidd chama isso de gestão de conexões. As ideias empreendedoras dos funcionários, apoiadas formalmente pela empresa, geralmente são conduzidas com energia e entusiasmo pois dão voz e responsabilidade.  

b) Ampliar a rede de relacionamento externo: Vários estudos sobre inovação aberta consagram o relacionamento com stakeholders como fator de sucesso quando se trata de projetos de inovação. Dentro da empresa é importante enfatizar a necessidade de usar com mais eficiência os agentes da inovação comuns - departamentos de vendas e compras para monitorar e atrair fontes em potência de informação, por exemplo. 

Outras estratégias interessantes para buscar a inovação na sua empresa podem ser: (1) Promoção de diversidade, que tem a ver com criar equipes e quadros de pessoal diversificados; (2) Trabalhar ativamente com os usuários na construção de novas ideias, através de atividades que incentivem a criatividade; (3) Trabalhar com usuários ativos, por exemplo formando equipes com usuário de produtos e serviços para descobrir como se tem comportado as ofertas existentes no mercado.

Luiz Antonio "Maninho" Duarte

Inovação e tecnologia

Poucas palavras estão hoje tão em alta quanto inovação, tecnologia e empreendedorismo. A cada semana, Maninho leva você a uma viagem por esse universo desafiador e também muito inspirador

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!