Sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Tubarão
20 °C
17 °C
Fechar [x]
Tubarão
20 °C
17 °C

COLUNISTAS

Inovação aberta

21/11/2023 21h32 | Atualizada em 21/11/2023 21h33 | Por: Luiz Antonio "Maninho" Duarte

Saudações, Inovadores! Hoje vamos nos aprofundar um pouco em uma derivação da inovação, chamada inovação aberta.

Conceito

O conceito de inovação aberta — ou Open Innovation, em inglês — foi criado por Henry Chesbrough, professor da universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, e autor de um livro com o mesmo nome.

A ideia é abrir o conceito de inovação para que haja colaboração entre empresas, startups, indivíduos e órgãos públicos na criação de produtos e serviços. 

No entanto, o fato é que a ciência alcançou um nível de complexidade tão alto que é preciso colaborar para continuar inovando. 

A parceria com outros players é capaz de alcançar aquela meta que todo negócio busca: reduzir os custos e diluir os riscos. Por sorte, vivemos em um mundo hiper conectado, que permite comunicação fácil.

O que é inovação aberta?  

Em um artigo publicado no site da Forbes, Henry Chesbrough explica que, quando era executivo de uma empresa de tecnologia, via que o ambiente acadêmico era muito desconectado do que estava acontecendo no mundo dos negócios. 

Ele já havia sido professor em Berkeley. Então quando decidiu voltar para a universidade e fazer seu PhD, também trabalhou nessa aproximação.

Foi nesse contexto que ele criou o conceito de Open Innovation e publicou, em 2003, seu livro sobre o tema.

A obra propõe uma abordagem de inovação mais bem distribuída entre os stakeholders, mais participativa e mais descentralizada. 

Esta é a definição exata dada pelo autor: “Inovação aberta é o uso de fluxos de conhecimento internos e externos para acelerar a inovação interna e expandir os mercados para o uso externo de inovação, respectivamente”.

Inovação aberta ou inovação tradicional

A diferença entre inovação aberta e inovação tradicional/fechada está na forma como cada uma é criada. No caso da inovação fechada, as ideias, invenções, pesquisas e os desenvolvimentos necessários para colocar um produto no mercado são gerados dentro da própria organização. A inovação fechada é baseada na visão de que as inovações são desenvolvidas pela própria empresa.

Da geração de ideias ao desenvolvimento e marketing, o processo de inovação ocorre exclusivamente dentro dos limites da empresa. O problema é que esse processo só funciona bem se cumprir determinados pré-requisitos. 

Uma das principais questões é que ele demanda um número muito grande de colaboradores altamente qualificados, o que não é fácil de conseguir nem barato de manter.

Luiz Antonio "Maninho" Duarte

Inovação e tecnologia

Poucas palavras estão hoje tão em alta quanto inovação, tecnologia e empreendedorismo. A cada semana, Maninho leva você a uma viagem por esse universo desafiador e também muito inspirador

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!